A Câmara Municipal de Penafiel e a Junta de Freguesia de Castelões inauguraram, no domingo, várias obras naquela freguesia: o Espaço do Cidadão de Castelões, a ampliação do Cemitério Paroquial e a Casa Mortuária e respectivos arranjos exteriores.

A Casa Mortuária, situada no lugar do Fosforinho, é um edifício constituído por um alpendre, uma antecâmara, sala mortuária, instalações sanitárias e espaços de vestiários e arrumos no rés-do-chão. Foi também inaugurado o espaço envolvente à casa mortuária com novos espaços verdes e um parque de estacionamento com 33 lugares e ainda dois lugares para pessoas com mobilidade reduzida.

As obras de ampliação do cemitério, situado no Lugar da Igreja, permitiram criar mais espaço com 84 sepulturas, 32 ossários, seis jazigos, e instalações sanitárias. Já o Espaço do Cidadão, situado nas instalações da junta de freguesia de Castelões, é constituído por uma área de atendimento ao público, um balcão de atendimento, uma área com instalações sanitárias e outra destinada às pessoas com mobilidade reduzida.

PNF_inauguracoes casteloes (2)Para Pedro Teixeira, presidente da Junta de Castelões, Foram inaugurados equipamentos “muito necessários para o bem-estar da população”. “A Casa Mortuária e o alargamento do cemitério foram obras cuja execução transitou do mandato anterior e que visam oferecer maior dignidade a quem partiu mas também aos seus entes-queridos. Inauguramos também o espaço do cidadão de Castelões. Um serviço que vai facilitar o dia-a-dia da nossa comunidade, não só da freguesia como também da zona norte do concelho”, afirmou. O autarca lembrou ainda outras obras já efectuadas no seu mandato.

“Hoje foi um dia memorável para a freguesia de Castelões”, afirmou Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel. “No caso do novo Espaço do Cidadão de Castelões, este equipamento vai permitir uma maior simplificação na resolução de vários assuntos administrativos para a comunidade desta zona do concelho. Continuamos perto das nossas freguesias”, salientou.