O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) organiza, a 24 e 25 de Fevereiro, o Curso Prático de Pé Diabético, no Hospital Padre Américo em Penafiel.

O objectivo, diz a instituição em nota de imprensa, é familiarizar os médicos, enfermeiros, podologistas e outros profissionais de saúde com esta problemática, tendo em vista uma abordagem e orientação correctas de doentes com pé diabético. “Espera-se que, no final deste curso, os formandos estejam familiarizados com a clínica, com as complicações e com as principais armas terapêuticas para gerir o doente com pé diabético, assim como orientar atempadamente estes doentes nas situações pertinentes”, refere o CHTS.

Os problemas do pé são uma complicação comum da diabetes, resultando em importantes consequências médicas, sociais e económicas para os doentes, família e sociedade. São a principal causa de ocupação das camas hospitalares pelos diabéticos, consumindo uma quantidade importante de recursos de saúde e responsáveis por mais de 60% das amputações major dos membros inferiores.

Serão abordados temas como factos e números no pé diabético, Fisiopatologia, Pé Neuropático, Pé Isquémico, Pé de Charcot, Infecção de Pé Diabético, Tratamento da dor neuropática, Organização de Cuidados ao Pé Diabético em Portugal, Tratamento multidisciplinar hospitalar, Apósitos e pensos, Cuidados de Podologia e Calçado, Cuidados Gerais e de Penso, Terapia de Pressão Negativa, e o papel dos Sistemas de Informação na Saúde. Haverá espaço para apresentação de casos práticos e formação prática.