Os vencedores de 2017

O projeto DAReab – Intervenção especializada na doença de Alzheimer venceu o primeiro prémio do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV), com 1756 votos. Tem como objectivo proporcionar à população do concelho o acesso gratuito a uma intervenção especializada no âmbito da doença de Alzheimer.

A gala que marcou o encerramento da edição de 2017 e a entrega de prémios decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde, este sábado.

 

O segundo prémio concelhio teve um total de 1145 votos e intitula-se “Sons do vale”, proposta que visa a preservação e divulgação do património musical, criação de um CD, por uma banda filarmónica, para divulgação de vários temas sobre o concelho.

“O OPJV tem como finalidade  aproximar os jovens à autarquia, consolidar a participação democrática e fomentar a criação de projectos que contribuem para incrementar essa aproximação”

O terceiro e quarto prémio concelhio foi respectivamente para o projecto “Valongo faz campeões de Basket” – distribuição de bolas de basquetebol pelos alunos do 1.º ciclo do concelho, com 749 votos, e o projecto “Grafitar não é estragar!” que visa a limpeza das áreas “rabiscadas”, pintar de novo e embelezar com pinturas temáticas, nos espaços degradados do concelho, que arrecadou 683 votos.

O primeiro prémio escolar, com 2154 votos, foi para o projecto “Com Cobertura a chuva não me molha”, que visa a colocação de coberturas a ligar a entrada/saída da Escola Secundária Alfena, para os alunos não ficarem ao relento no tempo de espera.

O segundo prémio escolar teve 2139 votos e intitula-se “Sala de aula do Futuro”, preconizando a criação de um espaço com tecnologia avançada

O terceiro prémio escolar, com 1480 votos, foi entregue ao projecto “Brincar sem Barreiras” que tem como propósito a aquisição de um parque infantil para alunos com necessidades educativas especiais.

O quarto prémio escolar, com 1422 votos, foi para a proposta “Parque D’Artes – Escola e Comunidade” que pressupõe a criação de uma zona de diversão infantil na EBJI/1 de Balselhas.

O OPJV é um projecto do município de Valongo para jovens dos 6 aos 36 anos de idade, que facilita o seu envolvimento de uma forma mais construtiva e participada na comunidade, através da criação de um pensamento dinâmico e crítico.

O OPJV tem, também, como objectivos aproximar os jovens à autarquia, consolidar a participação democrática e incentivar o diálogo, contribuindo para a educação cívica e fomentar a apresentação de ideias que contribuam para aproximar os jovens da causa pública.

“O OPJV tem, também, como objectivos contribuir e reforçar a participação e educação cívica”

Devido à adesão do número de jovens, a autarquia tem vindo a aumentar o suporte financeiro disponibilizado aos primeiros projectos. No primeiro ano, foram disponibilizados 10.000 euros para a concretização de um projecto, no segundo ano, foi cabimentado o valor de 20.000 euros para dois projectos e, para a terceira edição, foram disponibilizados 40.000 euros.

Para a edição de 2017, foram cabimentados 80.000 euros para oitos projectos (quatro de âmbito escolar e quatro de âmbito concelhio).

Antes da divulgação das propostas vencedoras, a gala do OPJV contou com as exibições do Grupo de Danças Criativas e dos cantores Inês Silva e Rui carvalho da Escola de Música da AACE – Associação Académica e Cultural de Ermesinde.

Os momentos culturais terminaram com uma coreografia de Taekwondo da Academia Tigre Branco.

O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, entregou simbolicamente o cheque aos proponentes dos oito projectos vencedores.