A vila de Lousada acolheu, entre 10 e 11 de Junho, a I edição do Biofest Lousada, iniciativa que se pautou pela diversidade de apostas ambientais e culturais.

O  Biofest é uma iniciativa da Câmara de Lousada e da empresa Living Place – Animação Turística, em parceria com a Associação BioLiving, que tem como objectivo a valorização dos recursos naturais e da paisagem.

A primeira edição do festival Biofest contou com workshops, caminhadas, mercado de empreendedorismo verde, educação ambiental, animação infantil, teatro e música, refere nota de imprensa da autarquia.

A componente cultural esteve em destaque com a presença de vários grupos de teatro que actuaram em zonas de lazer. Em palco estiveram o Teatro de Montemuro, o grupo de Teatro Experimental Magnetense, o Teatro Linha 5, a companhia Vidas em Cena e o grupo Letras 100 Cessar.

O programa contou, também, com a actuação dos be-dom no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca. Trata-se de um grupo que faz música com instrumentos feitos a partir de materiais velhos, usados e degradados.

No que toca à componente ambiental, o festival contou com várias oficinas de construção de ninhos para fauna, no Parque de Casais; de interpretação de indícios de fauna silvestre, actividade que decorreu no Parque de Sousela; e de identificação de flora e construção de herbários, no Parque do Amial.

Destaque, ainda, para o ateliê de identificação de borboletas e outros insectos que teve lugar no Parque de Vilar e no Parque Urbano, juntamente com um mercado verde, que registaram grande afluência de público, adianta a Câmara.

O Festival esteve integrado no Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade e envolveu vários parques de lazer do concelho que funcionaram como espaços multidimensionais, combinando a fruição da natureza, educação ambiental, programação cultural e ocupação de tempos livres.

Citado em comunicado, o vereador do Ambiente da Câmara de Lousada, Manuel Nunes, destacou que esta iniciativa procurou sensibilizar as pessoas para as questões ambientais, num ano em que se assinala o Ambiente e Biodiversidade.

“Aliás nos dois dias foi dado destaque aos conceitos bio e sustentabilidade”, disse, salientando que é objectivo a autarquia dar continuidade a este evento.