A zona Ribeirinha de Entre-Os-Rios, sempre foi e será, um dos ex-libris do nosso concelho e, como tal, carece de uma particular atenção por parte dos diferentes agentes com responsabilidades na matéria.

Potenciar a zona de Entre-os-Rios, sempre foi uma das preocupações que manifestei ao longo dos anos, nos diversos fóruns.

É fundamental criar sinergias, e juntar a comunidade, por forma a mostrarmos ao “Mundo”, a beleza que ostentamos, e que nos faz, também a esse nível, um concelho com uma riqueza singular.

O local onde confluem os dois rios, encerra em si uma beleza inigualável, dispondo toda aquela zona de condições paisagísticas para ombrear com as grandes cidades do país, eventos de renome nacional e internacional.

Foi com gosto que assistimos no ano passado, ao protocolo celebrado entre o município de Penafiel e a Federação Portuguesa de Motonáutica para a realização do campeonato da Europa de JetSki.e Motos de Água.

Acorreram a Entre-os-Rios milhares de pessoas, sendo o evento para manter com uma dimensão até superior.

Tudo o que possamos fazer para alavancar o nosso turismo, é bem-vindo, mas Penafiel, pode e deve dar muito mais nesta área, sendo necessário a visão e o dinamismo de se encetar contactos, como temos vindo a dizer há anos, com os operadores turísticos o Douro, para se constituírem parcerias profícuas que deixem valor acrescentado à nossa cidade, freguesias e concelho no seu todo.

A criação de um interface entre os operadores turísticos e as demais entidades será uma condição sine qua non, para que se passem das palavras aos actos.

Esta deve ser uma preocupação de todos em geral e, em particular dos que exercem funções executivas.

Andou, mais uma vez bem o PS de Penafiel ao ter organizado uma iniciativa subordinada a esta temática, tendo assumido o compromisso de apresentar propostas em sede própria sobre este importante sector, que no caso de Penafiel, pode e deve ser um motor de desenvolvimento sustentado e integrado do nosso concelho e desta região.

Conciliar as diferentes vertentes do turismo, também dando enfoque ao valiosíssimo turismo religioso que distingue Penafiel, deve também ser pedra angular de uma política transversal de Turismo que potencie Penafiel além-fronteiras.

Também do ponto de vista do Turismo, Penafiel reúne todas as condições para se afirmar como referencial na Região Norte, e a acontecer isso, todos ficamos a ganhar.