A Câmara Municipal de Paredes entregou, esta segunda-feira, a primeira parte dos subsídios previstos no contrato programa de desenvolvimento desportivo com 32 clubes e associações do concelho. Em 2017, o valor do apoio para pagar inscrições, seguros e exames médicos de cerca de 3.000 atletas da formação ronda os 85.330 euros, mais 3.500 euros que no ano anterior.

Na cerimónia realizada, o município entregou 50% do subsídio – 42.665 euros -, estando prevista a entrega do restante valor até ao final de Maio.

Na hora de entregar os apoios desportivos, o presidente da Câmara Municipal de Paredes lamentou que a comunidade não conheça nem valorize o trabalho desenvolvido pela maioria dos clubes.

“A população não faz a mínima ideia da oferta desportiva que existe no concelho”, disse Celso Ferreira. Segundo o autarca, na semana passada, depois de a câmara ter avançado com a aquisição dos terrenos da antiga zona desportiva das Laranjeiras “a falta de conhecimento e mentiras vieram ao de cima”. “As pessoas não têm noção da quantidade de associações desportivas e modalidades que existem no concelho. Isto não é só futebol”, realçou.

Celso Ferreira aproveitou o momento para apelar aos clubes e associações que apostem mais em comunicar aquilo que fazem. “Vocês merecem que as pessoas saibam que existem e reconheçam o vosso esforço. Nunca tivemos tantos campeões nem tanta excelência desportiva. Não é justo que as pessoas não saibam quem vocês são, o que fazem e o que conseguiram”, sustentou.

“Recebi há pouco um grupo de pessoas ligadas ao Manifesto pelas Laranjeiras, que estão a defender um espaço público da cidade, o que é legítimo, mas eles não sabiam que nove destes 32 clubes apoiados são da cidade de Paredes. A ideia é que Paredes é um deserto em termos de clubes, mas não é”, acrescentou o presidente da Câmara de Paredes.

O autarca lembrou que a autarquia tem apostado no investimento desportivo, sobretudo ao nível das infra-estruturas, e que este subsídio desportivo é a outra face da moeda.