Joaquim Rocha sagrou-se vice-campeão nacional de karting na mesma época em que se estreou na modalidade.

A jornada foi disputada no Kartódromo Internacional de Braga e o piloto de Paredes subiu ao pódio numa “pista que não conhecia”, ressalvou a assessoria, em comunicado.

Foi este ano que o paredense concretizou o “sonho de tornar piloto de corridas” e fê-lo no Campeonato de Portugal de Karting na categoria X30 Super Shifter Gentleman, “onde competem os potentes karts de 175cc com caixa de velocidades”.

O estreante campeão já passou pelas pistas de Viana do Castelo, Leiria, Baltar, Bombarral e Braga, sendo que “cada prova foi uma enorme descoberta e aprendizagem”, refere ainda o comunicado.

A última prova disputada por Joaquim Rocha “não foi excepcção, porque o piloto teve que “aprender a pista minhota, durante os treinos, preparando-se para uma prova, onde ainda tinha aspirações a sagrar-se campeão nacional, após ter ganho Finais em Leiria e Baltar”.

Apesaer das condições climatéricas terem sido adversas, conseguiu “o terceiro lugar da categoria Gentleman, na manga de qualificação”, que aconteceu sábado. Depois, subiu ao segundo posto na primeira Final em Braga.

Já no domingo, alcançou um novo “terceiro lugar, na manga de qualificação”, mas, depois, foi obrigado a abandonar a final, devido à quebra de um suporte no seu kart. Contas finais, Joaquim Rocha sagrou-se vice-campeão nacional, X30 Super Shifter Gentleman.

No final, o piloto referiu que esta prova lhe trouxe “uma aprendizagem muito intensa”. Apesar de nem tudo ter corrido como desejava, terminou a temporada “muito feliz”, porque evoluiu e cresceu.

Agora, prometeu que vai continuar a treinar, para se “preparar para a Taça de Portugal”, que decorre nos dias 6 e 7 de novembro, em Leiria.