A organização do II Penafiel Racing Fest, prova que foi apresentada, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, assegura que quer manter os 150 mil visitantes conseguidos na primeira edição.

A iniciativa, com organização conjunta da Câmara Municipal de Penafiel e da Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural, que inclui vários clubes e instituições do concelho, decorre nos dias 15, 16 e 17 de Junho, e integra várias provas de desporto motorizado.

A expectativa é que participem nas várias provas mais de 200 pilotos.

Óscar Coelho, da Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural, entidade responsável pela organização do Penafiel Racing Fest, realçou que a edição deste ano quer voltar a ser uma referência na realização deste tipo de eventos, apostar na qualidade e, acima de tudo, na segurança.

“No ano passado tínhamos um dispositivo para receber 30 a 40 mil pessoas nos três dias, mas verificamos que esse valor foi claramente suplantado e chegou aos 150 mil espectadores. Queremos manter a fasquia e a apostar sobretudo na qualidade do evento e nas questões de segurança”, disse.

Falando do figurino das provas, Óscar Coelho destacou que, no essencial, este vai manter-se, embora estejam previstas várias alterações em termos de traçado de forma a tornar as várias competições mais atractivas para os pilotos e para os milhares de visitantes que são aguardados.

“Desde logo a prova cronometrada de Rio de Moinhos, um troço que terá 9,5 quilómetros, considerado um rally mesmo a sério, que vai ser percorrido duas vezes. A pista do super enduro será mais pequena para permitir mais ultrapassagens e mais espectáculo. O rally vai ter em Irivo duas gincanas, zonas de espectáculo assinaladas”, disse, salientando que  circuito das motos 50 cm3 sofreu, também, uma pequena alteração, vai ficar mais rápido e mais pequeno, de forma a proporcionar mais espectáculo e mais segurança e permitir mais ultrapassagens.

“Queremos dar passos sustentados, mas sabemos  que a internacionalização é inevitável”

Quanto ao trial 4×4, conhecido por trial urbano, Óscar Coelho esclareceu que esta prova vai deixar o Campo da Feira, onde irá estar todo o parque de assistência automóvel, e vai passar para o centro da cidade.

As alterações prevêem, também, a criação de uma Fun Zone que irá ser montada no Campo da Feira com um ecrã gigante para assistir ao jogo entre Portugal-Espanha a contar para o Campeonato do Mundo, no dia 15. Mal termine o jogo, iniciará o rally.

Óscar Coelho garantiu, também, que a organização vai criar uma zona de espectáculo, na zona da Fun Zone, para que o público possa estar mais perto do rally e das máquinas.

Aos jornalistas, o presidente da Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural atestou, também, que há um crescente um interesse de pilotos estrangeiros e de algumas figuras em participarem no Penafiel Racing Fest.

“Queremos dar passos sustentados, mas sabemos que a internacionalização é inevitável”, assumiu, sublinhando que o Penafiel Racing Fest conta com o apoio da Federação Automobilismo e Karting e a organização está em conversações com a Federação do Motociclismo de Portugal no sentido de conseguir que as provas motorizadas cumpram todos os requisitos e sejam federadas.

“Acredito que a edição deste ano vai superar os 150 mil espectadores porque estamos a falar de um produto já conhecido, a divulgação que foi feita no país e na Europa foi notável e o evento conta com o apoio da Federação Automóvel e Karting”,

O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, foi mais ambicioso na análise que fez dos números de espectadores esperados para os três dias de provas e reconheceu que este evento já atingiu uma dimensão nacional e internacional para ter condições para ultrapassar os 150 mil visitantes.

“No ano transacto estiveram no Penafiel Racing Fest mais de 150 mil pessoas a assistir às várias provas com o impacto económico a ser bastante relevante na ordem de um milhão de euros, segundo a organização conseguiu apurar.  Acredito que a edição deste ano vai superar os 150 mil espectadores porque estamos a falar de um produto já conhecido, a divulgação que foi feita no país e na Europa foi notável e o evento conta com o apoio da Federação Automóvel e Karting”, avançou, acrescentando que o Penafiel Racing Fest é um dos maiores eventos no que toca ao desporto motorizado que se realiza no país com consequências significativas no tecido económico do concelho e da região do Vale do Sousa.

“O Penafiel Racing Fest é um dos maiores eventos do desporto motorizado que acontece em Portugal que acontece naquela que é conhecida por ser a cidade dos campeões dos desportos motorizados”, afirmou.

“Pretendemos que o desporto motorizado seja lazer e desporto. A parte competitiva não é a mais importante para a organização. Para isso existem os campeonatos nacionais das várias modalidades”

Falando do Penafiel Racing Fest, o autarca esclareceu ainda que, mais do que um evento com uma dimensão competitiva, o Racing Fest procura ser um evento de espectáculo.

“Pretendemos que o desporto motorizado seja lazer e desporto. A parte competitiva não é a mais importante para a organização. Para isso existem os campeonatos nacionais das várias modalidades. Aqui queremos projectar e valorizar a vertente espectáculo e do lazer”, concretizou, assegurando que a autarquia e os demais parceiros envolvidos na organização deste evento procuraram, uma vez mais, compatibilizar as questões da segurança, mas evitar constrangimentos excessivos para os cidadãos.

“Sempre fui um apaixonado pelos desportos motorizados, trata-se de um evento único no país, que prestigia a região”

Joaquim Santos, um dos nomes mais emblemáticos do desporto motorizado em Portugal, detentor quatro títulos de campeão nacional e que vê o seu nome associado a uma das provas, adiantou que o Penafiel Racing Fest é um evento que prestigia a cidade e o concelho.

“Sempre fui um apaixonado pelos desportos motorizados, trata-se de um evento único no país, que prestigia a região”, adiantou.

Aos jornalistas, Joaquim Santos disse sentir-se lisonjeado pelo facto da organização ter atribuído o seu nome a uma das provas. “É sinal de que a comunidade e as pessoas que estão mais ligadas ao desporto automóvel reconhecem o meu percurso”, adiantou.

O evento vai ter em prova os melhores pilotos e praticantes das várias modalidades do desporto motorizado, a nível nacional, nas já conhecidas competições Rally Taça Joaquim Santos, com vários troços espalhados pelo concelho de Penafiel, o Superenduro Urbano e o Trial Urbano 4×4, em pleno centro da cidade de Penafiel, o Rally de Regularidade Históricos, pelo território penafidelense, o Drag Race, na Variante do Cavalum, e a Corrida Popular de Motos 50cc, que passa pela mítica zona do Sameiro.