Foto: Junta de Sebolido

“Querem tirar o nosso baloiço do local onde se encontra. Foi feito e idealizado por jovens da terra mas é de todos”. O apelo para salvar o Baloiço da Boneca, localizado na serra com o mesmo nome, em Sebolido, Penafiel, foi lançado nas redes sociais, onde o baloiço se tornou famoso pelas fotos que permite tirar com vista sobre o Rio Douro.

Desde Julho que centenas de pessoas têm acorrido ao local, mas agora a empresa que tutela o parque eólico na serra teme pela segurança de quem vai ao local e não respeita as regras.

Em cima da mesa poderá estar a retirada do equipamento. Mas a população e a junta já reuniram esta semana e vão fazer uma proposta à empresa. O objectivo é só um: manter o Baloiço da Boneca onde está.

Visitantes não respeitam sinalética

Depois do alerta, lançado através da página de Facebook da Associação para o Desenvolvimento de Sebolido, multiplicou-se o descontentamento nas redes sociais. Chegou a estar agendada uma reunião com a população, a Junta de Freguesia e a empresa que gere o parque eólico, com vista a encontrar soluções, mas os responsáveis da acabaram por não poder comparecer.

Ainda assim a Junta de Freguesia e a população uniram-se e chegaram a uma proposta que vão apresentar. “Manter o baloiço naquele local é o objectivo da população e vamos fazer uma proposta aos responsáveis do parque eólico para que isso aconteça”, explica o presidente da Junta de Sebolido. Não concretizando qual a solução, Fábio Correia acredita que poderá ter uma resposta na próxima semana.

Segundo o autarca, a empresa que tutela o parque eólico teme pelos riscos à segurança dos visitantes. “Quando colocaram lá o baloiço não foi pedida autorização, porque estava nos limites do terreno do parque eólico. O problema é que apesar de haver sinalética há quem leve viaturas para locais não autorizados, obstruindo a passagem das equipas de manutenção do parque, os visitantes têm deixado lixo e têm ido junto das eólicas em locais que estão assinalados como ‘perigo de morte’ e a empresa não quer assumir responsabilidades quanto aos riscos de segurança”, o que também entendem, descreve.

Afirmando que todos querem a manutenção do baloiço, mas sem riscos, Fábio Correia espera que tudo se resolva, até porque o Baloiço da Boneca é já uma imagem de Sebolido e tem levado longe o nome da terra.