Paredes e Valongo entre os 13 concelhos que têm “de estar atentos” à pandemia, avisou Costa

Por estarem acima dos 120 casos por 100 mil habitantes. Desconfinamento recua em quatro concelhos e não avança em sete

0

O processo de desconfinamento vai continuar em quase todo o país, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa. Mantém-se o dever geral de recolhimento.

Há 11 concelhos com medidas diferentes. Sete concelhos com mais de 120 casos por 100 mil habitantes que não podem passar para a fase seguinte, mantendo-se as restrições em vigor. Quatro, que têm mais de 240 casos por 100 mil habitantes, recuam, ficando proibidos de circular entre concelhos.

Em 13 concelhos, que estão acima dos 120 casos por 100 mil habitantes, em que será preciso controlar a evolução da pandemia nas próximas duas semanas para evitar recuos no desconfinamento. Entre eles estão Paredes e Valongo que, segundo o governante, terão “de estar atentos”. Os restantes são Aljezur, Almeirim, Meda, Barrancas, Miranda do Corvo, Miranda do Douro, Vila Franca de Xira, Penalva, Resende, Famalicão e Olhão.

Nesta terceira fase de desconfinamento regressam as aulas presenciais no ensino secundário e superior, abrem todas as lojas e centros comerciais, restaurantes, cafés e pastelarias reabrem (com máximo de quatro pessoas no interior ou seis, por mesa, em esplanada) até às 22h00 durante a semana e 13h00 aos fins-de-semana e feriados; abrem ao público cinemas, teatros, auditórios e salas de espectáculos; lojas de cidadão voltam a ter atendimento presencial, mediante marcação; podem ser praticadas modalidades desportivas de médio risco e ficam autorizados eventos exteriores com diminuição de lotação; podem ainda realizar-se casamentos e baptizados com 25% de lotação.