A capacidade de testagem à COVID-19 vai ser reforçada em Paredes.

Vai abrir, na próxima semana, um novo centro de rastreios junto ao antigo edifício da adega cooperativa.

Segundo o presidente da Câmara, Alexandre Almeida, foi a delegação de saúde quem deu nota de que era necessária mais capacidade de resposta. “Hoje fica montado e arranca na próxima semana. Quem tiver de ser testado deve sê-lo o mais rapidamente possível. Em duas semanas triplicamos a capacidade de testagem”, afirma o autarca.

“Vai ser em frente à antiga adega cooperativa porque é um espaço vedado e permite que os carros entrem por um lado e saiam pelo outro”, adiantou.

“Estamos a fazer amplos esforços. A situação em Paredes é complicada”, como o é nos 191 concelhos com elevado risco de contágio, alegou o presidente.

O centro de testes no Hospital da Misericórdia tem testado, todas as semanas, os funcionários das instituições sociais do concelho, referiu ainda.

À semelhança do que já aconteceu noutros concelhos, a autarquia também  disponibilizou funcionários que vão apoiar a delegação de saúde nos rastreios epidemiológicos.

Recorde-se que começou a funcionar, na semana passada, no parque de estacionamento do Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, um centro para a realização de testes Covid-19 com capacidade para efectuar 150 testes diários, juntando-se ao Hospital Particular de Paredes, que consegue realizar 200 testes por dia, e ao Centro de Saúde de Paredes, que realiza 80 análises diárias.