A Câmara de Paredes lançou hoje um programa de ocupação das pausas lectivas para jovens. Chama-se “Ocupa-te” e terá a primeira edição já durante as férias do Natal. Destinado aos paredenses com idades entre os 13 e os 18 anos, o projecto visa que aproveitem os tempos livres das pausas lectivas para viver experiências lúdicas, didácticas, desportivas, culturais e educativas de forma gratuita.

As inscrições para esta primeira edição natalícia já estão a decorrer. São 120 vagas no total (divididas por faixas etárias), havendo já cerca de 50 inscritos.

Programa será incrementado nas férias de Páscoa e de Verão

Parte das actividades, explicou o vereador da Juventude, visam aproximar os jovens da cultura e tradições do concelho, ajudando até no combate ao abandono escolar por darem motivação aos alunos, mas também a integração social e o apelo ao voluntariado. “Queremos dar a conhecer projectos como o Fórum da Juventude e o Conselho Municipal da Juventude e apelar à participação dos jovens com sugestões”, disse Paulo Silva.

A nível desportivo haverá sensibilização para modalidades como o hóquei em campo e o basquetebol, estando previstos ainda “jogos sem fronteiras”, sessões de cinema e teatro musical, visitas a monumentos da Rota do Românico e ao centro interpretativo de Lousada e ao “canhão” da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa.

As actividades decorrerão na semana entre 17 e 21 de Dezembro. As inscrições são gratuitas, sendo paga apenas uma “verba simbólica” para quem quiser também a refeição, referiu o autarca. O local de acolhimento dos participantes será no Centro Escolar de Paredes a partir das 8h30 e o transporte apenas será garantido durante as actividades, que decorrerão entre as 9h00 e as 17h30.

O programa será incrementado nas férias de Páscoa e de Verão, períodos “mais complicados para as famílias”.

Paralelamente, neste período de férias, os jovens e alunos também terão acesso às piscinas municipais a um preço reduzido em 50%.

“Uma das nossas preocupações é apoiar as famílias. Com este Ocupa-te queremos chegar a jovens de todas as freguesias e é objectivo alargar o número de vagas”, concluiu Alexandre Almeida, presidente da câmara.

As inscrições estão a decorrer no site do município.