Paredes: Está a ser estudado canil em Aguiar de Sousa

Para dar resposta ao elevado número de animais errantes naquela freguesia

0

O presidente da Câmara de Paredes afirmou, na última Assembleia Municipal, que está a ser estudada a criação de mais um espaço para funcionar como canil, em Aguiar de Sousa, para dar resposta ao problema de animais errantes ali existente.

Alexandre Almeida respondia a uma questão lançada pela coligação Juntos por Paredes. “O centro de recolha de animais não tem capacidade de resposta para as necessidades. A construção de um novo canil tarda. Qual o motivo do atraso da construção? O novo canil responderá às necessidades do concelho? Porque não a criação de um novo no Sul do concelho?”, perguntou Cecília Mendes, pedindo ainda mais aposta em campanhas de adopção e esterilização no concelho.

“É canil e gatil. Convido-a a passar lá, a obra está na fase final de arranjos exteriores”, sustentou o autarca. Adiantou ainda que “está a ser estudado mais um espaço em Aguiar de Sousa” que será só canil.

Recorde-se que a autarquia avançou com a construção de um novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Paredes, uma empreitada de mais de 200 mil euros (mais IVA). As instalações ficam em Cristelo, próximo das instalações do antigo, e permitirá alojar em simultâneo 42 cães e 24 gatos. “Para além das boxes dos animais, o espaço estará dotado ainda de estruturas de suporte que permitirão uma melhor resposta às necessidades do concelho e dos animais alojados, nomeadamente, jaulas de isolamento/quarentena e zonas para exercício exterior e passeio dos animais”, descrevia a Câmara Municipal. A obra arrancou em Fevereiro e o prazo de execução era de 180 dias.

O centro de recolha existente não tinha capacidade de resposta.