A pandemia tem sido a “maior inimiga” do Sport Clube Nun´Álvares. A afirmação é de Ricardo Costa, presidente do grupo de Recarei, em Paredes, que reconhece que a colectividade estava “numa fase de crescimento e, devido à situação vivida em todo o mundo, acabou por estagnar”.

Ainda assim, o discurso é de esperança, e o dirigente sublinhou ao Verdadeiro Olhar que a instituição “só pensa em crescer” e “chegar à divisão de elite, a Associação de Futebol do Porto”.

Quando assumiu a direcção do Nun´Álvares, Ricardo Costa pretendia equilibrar as finanças, hoje, o dirigente explica que há harmonia na tesouraria, mas urge “criar um projecto mais vivo e mais dinâmico”, o que passa pela “angariação de mais patrocínios e mais miúdos “para integrarem os escalões do clube”.

Numa altura em que o Nun´Álvares assinala 100 anos de existência, Ricardo Costa destaca que, e nos próximos anos, o clube tem que ser cada vez “mais eclético”, alargando as modalidades que tem neste momento.

Assim, para além do futebol, do andebol e do futsal, também o basquetebol está na mira da actual direcção, mas, e no que diz respeito a esta pretensão, Ricardo Costa reconhece que “a falta de miúdos tem sido uma “barreira”. Apesar de ter “320 atletas”, o número não é suficiente para quem sonha “fazer sempre mais e melhor”. Como a freguesia de Recarei “não tem atletas suficientes”, o clube recorre aos de fora, e até oferece transporte e um conjunto de valências que o tornam mais aliciantes. Uma delas é as crianças poderem ir da escola para o treino, onde, e antes de entrarem em campo, fazem os trabalhos de casa.

Foi em 2019 que Ricardo Costa assumiu as rédeas do Sport Clube Nun´Álvares. Aos 42 anos, o empresário espera que as restrições motivadas pela pandemia sejam levantadas, de forma a voltar a colocá-lo, sem limitações, nos trilhos do crescimento.

Para já, e porque é uma organização com uma longa história e muitas ‘estórias’, o Nun´Álvares está em festa e decorrem um conjunto de actividades que pretendem assinalar o centenário.

Já este fim-de-semana, no intervalo do jogo frente ao C.D. Sobrado, foi feita uma homenagem aos oito fundadores do clube. Foram eles: José Martins Correia, Arnaldo Correia, António Ferreira de Carvalho, Albino Ferreira de Carvalho, Bernardino Moreira, Custódio Moreira, José da Rocha Nogueira, e Armando de Almeida.

Terça-feira, 18 de janeiro, assinala-se o dia exacto em que há 100 anos era constituído formalmente o Sport Clube Nun’Álvares e estão previstas algumas actividades, como um almoço e uma caravana que vai andar pelas ruas da vila. O dia termina com uma paragem, em frente à sede do clube, onde vão ser cantados os parabéns.

No dia 23, está agendada uma missa campal, às 11h30, no pavilhão do complexo desportivo. Às 15h00, e a anteceder mais um jogo da equipa sénior de futebol, os atletas de todos os escalões e de todas as modalidades vão desfilar no estádio.

Também vai haver um jantar de gala e será apresentado um livro com a história do clube, em data a designar.