Paços de Ferreira: Professor do CAP infectado, mas piscinas mantêm-se abertas

Professor e alunos ficam em isolamento profiláctico e Autoridade de Saúde decidiu que há condições para manter equipamentos a funcionar. Padre de Freamunde e Raimonda também está com COVID-19

0

Um professor de Pólo Aquático do Clube Aquático Pacense está infectado com a COVID-19. Dava aulas nas piscinas de Paços de Ferreira e Freamunde, mas os equipamentos não serão encerrados, adianta comunicado da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

“Como medida de precaução, a Autoridade de Saúde Pública Local determinou o isolamento profiláctico do professor e de todos os alunos que, assim, ficarão confinados às suas casas durante os próximos 14 dias”, informa a mesma fonte, frisando que a autarquia, a Gespaços e a Autoridade de Saúde Pública Local vão continuar a monitorizar a situação nos próximos dias.

“Atendendo às circunstâncias que envolvem a forma como esta modalidade estava a ser ministrada, às medidas de contingência em vigor nestes equipamentos desportivos e, também, ao facto dos jovens atletas em causa utilizarem um balneário próprio durante a sua permanência nas piscinas, foi decidido pela Autoridade de Saúde Pública Local manter estes equipamentos abertos ao público”, acrescenta o município.

No entanto, a Câmara decidiu alterar a lotação das piscinas exteriores face à situação da pandemia no concelho, que tem já surtos numa empresa, num centro escolar e no edifício sede da câmara. Assim, a Gespaços determinou que a lotação passa “dos actuais 325, para um máximo de 200 utilizadores, num espaço cuja lotação máxima é superior a 800 pessoas”.

As piscinas interiores e o ginásio mantêm-se em funcionamento com as regras previamente determinadas.

Recorde-se que, ontem, a Câmara confirmou, depois de chegarem os resultados de todos os testes de despistagem, que há oito infectados associados ao edifício sede, um deles o presidente da autarquia.

Também o irmão de Humberto Brito, o pároco Manuel Brito, confirmou ontem, na página da paróquia de Freamunde que tinha a doença.  “Tendo almoçado em família no passado domingo, e na sequência de ter contactado com o meu irmão, Humberto Brito, que veio a testar positivo à COVID-19, procedi à realização de teste. Tenho o dever de vos informar que testei positivo. Ao longo deste tempo de pandemia procurei tomar sempre todas as medidas de protecção para evitar contaminação, respeitando a minha saúde e a dos outros. Nos próximos dias irei estar em isolamento”, referiu o padre de Freamunde e Raimonda.