O objectivo do projecto solidário Kilómetros em Casa foi atingido e mesmo superado. Foram angariados cerca de 32 mil euros para ajudar o Hospital de S. João, no Porto, e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, no combate à pandemia COVID-19. A meta eram 30 mil euros, mas a organização resolveu elevar a fasquia e prolongou o prazo de realização de donativos até ao final da semana e espera chegar aos 40 mil euros.

Foram 2.800 as pessoas que se inscreveram para fazer exercício em casa, mantendo-se activos, enquanto apoiavam uma causa solidária. Sem sair de casa, os participantes praticaram as mais diversas modalidades, sobretudo corrida e ciclismo, percorrendo dezenas de quilómetros.

O projecto contou com uma organização de 15 elementos, profissionais de várias áreas, e a ideia foi pôr os atletas a mexer durante esta pandemia. Os participantes foram desafiados a percorrer a maior distância possível num espaço confinado da habitação, desde a garagem, jardim, terraço, piscina, varanda, quarto ou sala, podendo escolher de forma livre a modalidade a praticar e utilizar os meios que tivesse ao dispor dando asas à imaginação.

Alexandre Costa, um dos organizadores, explica que foi isso que aconteceu ontem, havendo grande interacção entre os participantes, sendo que muitos fizeram exercício em directo nas redes sociais.

“Houve pessoas a fazer 30 a 50 quilómetros de corrida e 126 quilómetros de bicicleta”, dá como exemplo.

“Os objectivos foram ultrapassados, mas a angariação continua até ao final desta semana, agora com a meta nos 40 mil euros. Vamos manter o projecto de pé”, promete Alexandre Costa.