O Parque Urbano de Paços de Ferreira acolhe, domingo, a terceira etapa da Taça de Portugal de ciclocrosse, uma prova organizada pelo Clube Trilheiros & Amigos, a Associação de Ciclismo do Porto e a Federação Portuguesa de Ciclismo, com a colaboração da Câmara de Paços de Ferreira.

Segundo o presidente do Clube Trilheiros & Amigos, Ricardo Silva, a terceira etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse é uma prova pontuável para o regional, em circuito fechado, que tem já inscritos 147 atletas e integra um circuito de 2,5 quilómetros com obstáculos de dificuldade técnica acrescida.

“Esperamos e acreditamos que vamos ter uma excelente moldura humana a assistir a esta etapa que conta com os melhores ciclistas da Associação de Ciclismo do Porto e proporciona, a quem assiste, momentos de espectacularidade”, disse, salientando que a competição traz, também, visibilidade ao concelho.

Ao nosso jornal, Ricardo Silva destacou que além da prova pontuável para o regional, irá decorrer um open que tem já 37 inscritos, não pontuável, para quem quiser fazer-se à pista e aventurar-se nesta modalidade.

Falando do ciclocrosse, Ricardo Silva realçou, ainda, que esta é uma modalidade que apesar de não ter a visibilidade do ciclismo, não se confunde com este, e tem vindo a aumentar o número de participantes.

“Estamos a falar de uma modalidade que dá para circular em estrada mas é, também, adaptável a outros pisos, o que a torna única e apetecível para os seus praticantes”, afiançou.

A primeira corrida, de juvenis, está marcada para as 9h30. Às 10h00 é a vez dos masters e da promoção. Todas as categorias femininas e os cadetes competem a partir das 11h00. Uma hora mais tarde é dado o tiro de partida para a competição de elite e de juniores.

O Clube Trilheiros & Amigos é um clube recente que conta quase 190 associados e tem como propósito implementar um novo conceito na prática de desporto, juntando o BTT, o ciclismo, trail e caminhadas.