Uma noite de fados de Coimbra é a proposta da colectividade ADATERRA para a noite de 23 de Julho, sábado, a partir das 21h30, em frente à Igreja de S. Tiago de Carvalhosa, em Paços de Ferreira.

O concerto conta com a atuação dos grupos de Fado Literatus, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e o Fado MAIO, de Coimbra. 

Quase quatro anos depois da última realização do género, a ADATERRA “volta a organizar uma noite dedicada ao Fado de Coimbra, Património Cultural Imaterial da Humanidade”, refere o grupo, em comunicado.
De salientar que, o Fados Literatus, fundado em 2004, é constituído por estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e procura “promover o fado académico e a canção de Coimbra em toda a sua plenitude, beleza e culto, sendo presença assídua e constante nas serenatas e comemorações dos estudantes da Universidade do Porto”. 

De Coimbra chega o Fado MAIO, fundado em 2018, mas, e apesar de ser recente, “tem marcado presença nos mais diversos eventos académicos e comemorações da cidade dos estudantes pela qualidade e pelo reportório musical que apresentam”, sublinha a Adaterra. A apresentação deste grupo traduz-se numa “evolução cronológica, começando nos primórdios do fado, em finais do século XIX, e caminhando até ao presente, onde divulgam as melhores canções feitas nos últimos anos, bem como alguns temas originais do grupo, explicando ao longo de todo o concerto um pouco do contexto histórico de cada época”. Além disso, em 2022, foram responsáveis por “compor e interpretar a Balada de Despedida 2022 da Monumental Serenata da Queima das Fitas de Coimbra”.
O concerto terá a duração de cerca de uma hora e meia e a entrada é livre. Mas, e porque este concerto tem um cariz solidário ao pretender ajudar o Centro Social e Paroquial de Carvalhosa, o público pode deixar um donativo.

A iniciativa conta também com o apoio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Junta de Freguesia de Carvalhosa, Paróquia de Carvalhosa e Adega Típica Tatana.