Foto: Verdadeiro Olhar

“Neste momento a nossa situação é relativamente estável, sem prejuízo de mantermos todos os cuidados”, disse Paulo Ferreira, vice-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, numa avaliação da situação pandémica no concelho realizada na última Assembleia Municipal.

“A incidência da covid no nosso concelho baixou, estamos com 108 casos por 100 mil habitantes, quase quatro vezes abaixo da média nacional. Estes números são tão reais quanto o volume de testes que está a ser feito neste momento no concelho”, explicou o autarca, lembrando que na semana passada foram criados dois centros de testes, em Paços de Ferreira e Freamunde.  

Para dar uma ideia da “dimensão” do número de testes, Paulo Ferreira adiantou que, só na sexta-feira, foram realizados “mais de 600 testes no concelho”, só nesses dois centros. “Para além destes, a Autoridade de Saúde Pública também faz os seus testes diários”, referiu.

“Neste momento, o concelho de Paços de Ferreira é, provavelmente, um dos concelhos do país com maior taxa de testagem”, defendeu Paulo Ferreira.

O apelo é para que a população, durante as próximas semanas, neste período de convívios, continue a testar-se antes dos eventos. “Esta medida criada, de saúde pública e prevenção, é uma garantia de que as coisas poderão correr bem neste período natalício”, defendeu.

A par disso, afirmou ainda o autarca, o processo de vacinação tem decorrido com total normalidade com uma “adesão bastante grande”, em Paços de Ferreira, nos concelhos vizinhos e no país. “Temos uma elevadíssima taxa de adesão. Graças a isso já estaríamos preparados para vacinar idades inferiores a 65 anos. Mas a progressão das idades vai avançar ao mesmo tempo em todo o país”, explicou.