André FerreiraDesde sempre fui apologista que aqueles que exercem funções públicas e nomeadamente cargos políticos, independentemente de estarem no poder ou oposição, devem contribuir com projectos e ideias para o progresso e desenvolvimento da nossa comunidade.

Cientes deste desígnio foi esta a postura que sempre adoptamos no exercício de funções (ainda de oposição) na Câmara Municipal de Penafiel.

Foram até à data dezenas de propostas que apresentamos, das quais oportunamente daremos nota pública, mas não obstante a esmagadora maioria dessas propostas não terem merecido a anuência da coligação Penafiel Quer (CDS/PSD), houve uma que foi aceite e que nos enche de orgulho, o impacto positivo que a mesma está a ter: O Orçamento Participativo.

Na plataforma Penafiel Participa, podemos assistir a algumas dezenas de projectos em fase de votação, e a nossa comunidade está a aderir de forma visível e envolvendo a população local, de acordo com a pretensão legitima que cada um dos participantes tem no que à votação diz respeito.

Trata-se como se vê, de uma aposta que os vereadores do PS fizeram na Câmara Municipal, e que está a ser um evidente sucesso, com o qual todos nos devemos congratular.

E o poder em funções, não se deve coibir nem recear aceitar propostas, oriundas dos vereadores não executivos quando as mesmas servem a nossa comunidade.

É com indiscutível orgulho, que podemos afirmar que a par desta proposta, se a coligação CDS/PSD tivesse aceite as demais propostas que desde o inicio do mandato temos vindo a fazer, Penafiel estaria muito melhor, seria um concelho ainda mais justo, solidário, transparente e igual.

A título meramente exemplificativo, deixo algumas das propostas que os vereadores não executivos apresentaram na CM Penafiel:

1 – Proposta de devolução de 2% do IRS pago pelos nossos concidadãos!

2 – Proposta de devolução de 70 € a titulo de IMI, a famílias com 2 ou mais dependentes!

3 – Proposta de a autarquia pagar aos seus fornecedores até 30 dias!

4 – Proposta da CM Penafiel, interceder junto da tutela com vista à aquisição de uma nova viatura de emergência médica (VMER), para o nosso Centro Hospitalar Tâmega e Sousa;

5 – Proposta da CM Penafiel, adquirir uma viatura auto-escada, cedendo-a aos nossos Bombeiros;

6- Proposta de construção de uma Casa da Cultura e da Juventude em Penafiel, mormente nas antigas instalações da Sede da PSP, prédio esse entretanto vendido;

E muito, muito mais.

Em democracia os cargos devem ser exercidos com idoneidade, responsabilidade e elevado sentido de estado, cumprindo as funções que nos foram confiadas pela população com lealdade e espirito de missão.

Foi, é, e será sempre esta a nossa matriz, para que se possa FAZER MAIS E MELHOR EM PENAFIEL… E POR PENAFIEL!!