A requalificação da Escola Secundária de Ermesinde, uma das obras mais reivindicadas e ansiadas pela comunidade do concelho de Valongo, vão arrancar na próxima segunda-feira.

Segundo nota de imprensa da Câmara Municipal de Valongo, a consignação da empreitada de reformulação e modernização das instalações da Escola Básica e Secundária de Ermesinde (1.ª fase) terá lugar na próxima segunda-feira, dia 16, pelas 11h00.

Esta obra tem o preço contratual de 3,1 milhões de euros, sendo o investimento comparticipado em 85% por fundos comunitários e o remanescente financiado pelo Governo (7,5%) e pelo município de Valongo (outros 7,5%). O prazo de execução das obras é de 395 dias.

A degradação do estabelecimento de ensino frequentado por mais de 1500 alunos há muito preocupava o concelho. Esta intervenção inclui a requalificação total interior e exterior dos três blocos de aulas; a ampliação do refeitório e a requalificação da cantina; o tratamento exterior total do edifício administrativo; a construção de uma nova portaria; arranjos exteriores; e a reformulação dos balneários do Pavilhão Desportivo.

“Este é o primeiro passo para que se corrija uma injustiça que já se arrastava há demasiado tempo”, sustenta o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa.

O autarca já se mostrou disponível para ser o município a assumir a comparticipação dos 15%, em vez dos 7,5%, se isso garantir o dinheiro para a segunda fase da intervenção na Secundária de Ermesinde, mas também para as obras na Escola Secundária de Valongo e na Escola Básica Vallis Longus “que são igualmente urgentes”.