Desde 2015, no âmbito do Plano Municipal de Leitura Ambiente da Câmara de Lousada, foram editadas 12 obras obras originais que chegaram a mais de 24 mil alunos e cerca de mil docentes.

Trata-se de um programa promovido pela autarquia e destinado à promoção da leitura e da literacia ambiental e científica dos alunos das escolas do concelho, desde o ensino pré-escolar ao secundário, que constitui “importante e reconhecida ferramenta de trabalho tanto para professores como educadores na dinâmica quotidiana de promoção de hábitos de leitura”, salienta nota de imprensa.

Lousada voltou a ser tema das três mais recentes obras do Plano Municipal de Leitura Ambiente, oferecidas gratuitamente aos alunos do 4.º, 6.º e 12.º anos de escolaridade: “Conto do Moinho do Meio”, de Margarida Fonseca Santos; “A Misteriosa Cassandra”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada – ambas com ilustrações de Fedra Santos –, e “Dieta da Poesia”, de Afonso Cruz.

“No Moinho do Meio, em Pias, há um segredo guardado com ternura; na Mata e Vilar, Ponte de Espindo e Auditório Municipal ocorrem inesperadas aventuras, e há um António, conhecido por O Bazulaque, que faz surpreendente dieta, com humor e peripécias em vários locais do concelho”, descreve o município.

O Plano Municipal de Leitura promove, ainda, o concurso “Ler Lousada”, apelando à criação literária, com prémios que muito têm enriquecido o fundo documental das bibliotecas escolares.