Foto: Verdadeiro Olhar

O número de pessoas infectadas por Covid-19 em Paços de Ferreira está a diminuir, mostrando que as medidas implementadas produziram efeito, defende o presidente da Câmara.

“Os números que temos no concelho revelam que há um aplanar na curva. Há uma descida do número de infectados”, disse Humberto Brito em declarações à TVI.

“Na semana de 26 de Outubro a 2 de Novembro tínhamos uma taxa de infectados por 100 mil habitantes de mais de 4500 pessoas e, de 2 a 8 de Novembro, foi de 1700 pessoas por 100 mil habitantes”, deu como exemplo.

“Há efectivamente uma redução, creio que as medidas produziram os seus efeitos, houve uma maior consciencialização por parte da população e acreditamos que estamos no caminho certo”, ainda que longe dos números ideais, acrescentou.

Também ontem, o autarca disse aos jornalistas, depois de um protesto dos empresários de restauração, que espera que não haja medidas “mais restritivas” para o concelho, que ponham em causa a actividade económica. “Não queremos uma purga em Paços de Ferreira”, argumentou. “Este é um concelho de pessoas responsáveis que tem vindo a reduzir o número de casos mesmo antes de ter sido implementado o estado de emergência”, referiu ainda.

Recorde-se que, segundo os critérios adoptados pelo Governo, são considerados concelhos de risco elevado os que têm mais de 240 casos por 100 mil habitantes. Neste momento, estão na lista desses 121 concelhos, além de Paços de Ferreira, os de Lousada, Paredes, Penafiel e Valongo. O Governo disse que ia actualizar a lista esta semana.