No âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Museus (DIM), Valongo programou um conjunto de atividades que visam comemorar a efeméride, este ano sob o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”.

Esta quinta-feira, de manhã, decorre no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada (CDBM) a iniciativa “Encontros com a Memória”. É uma atividade organizada numa parceria entre o Serviço de Biblioteca, o CDBM e a Unidade de Saúde do referido Município.

“Numa perspetiva assente na consciencialização do público em geral, acerca do papel dos museus como elemento promotor da saúde e bem-estar, pretende-se que a atividade Encontros com a Memória faça a ponte com a festividade da Bugiada e Mouriscada, desafiando e incentivando os participantes à partilha de memórias e experiências de bem-estar associadas à festa de São João”, refere o município.

Esta noite, pelas 21h30, no CDBM, haverá lugar para a inauguração da exposição coletiva de fotografia “Bugiada e Mouriscada na objetiva dos Sobradenses”.

A mostra conta com o apoio da Associação São João de Sobrado e visa a “promoção do trabalho desenvolvido por fotógrafos locais, amadores e profissionais, os quais se têm dedicado a acompanhar a tradição sobradense”.

Já no domingo, dia 21, na Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo, agendou duas sessões, às 10h00 e às 15h00, possibilitando uma visita animada “Biscoitos, regueifas, farinha, fermento, PPPPÃÃÃOOOO, explosão” e que será dinamizada pelo grupo teatral Cabeças no Ar e Pés na Terra.

A participação nas atividades é gratuita, sendo que no caso da visita animada da Oficina da Regueifa e do Biscoito é necessária a inscrição prévia em: www.cm-valongo.pt/atividades-orbv