Fernando Daniel (à direita) fecha o ciclo de concertos da Agrival

Um cartaz musical que é “um dos melhores do país”. Foi desta forma que o autarca de Penafiel, Antonino de Sousa, apresentou mais uma edição da Agrival, a Feira Agrícola do Vale do Sousa, que decorre de 18 a 27 de agosto, com um painel de artistas como The Gift, Áurea, Nininho Vaz Maia, Fernando Daniel, entre outros.

Esta é uma oportunidade para os produtos “fazerem negócios, para estabelecerem contatos, muitos deles para o resto do ano”, já disse noutras edições o autarca Antonino de Sousa, que acredita no impacto direto e indireto do evento na economia local e regional.

“Para muitos a Agrival é a grande oportunidade para escoar produtos”, sendo que o impacto alastra à região pelos milhares de visitantes atraídos, fazendo-se sentir “muito para além dos muros” do recinto, acrescentou.

A edição 42 deste certame envolve 350 expositores, distribuídos por 25.000 metros quadrados, que vão estar aquartelados no Parque de Feiras e Exposições de Penafiel.

Dia 18 de agosto sobe ao palco da Agrival o rapper português Plutónio, seguindo-se, no dia 19, a banda Quatro e Meia. Dia 20 chega a vez dos The Gift e, um dia depois, Ivandro. A 22 vai ouvir-se o rapper, Bispo, seguindo-se Nuno Ribeiro, Áurea e Nininho Vaz Maia. Fernando Daniel fecha a parte musical deste evento no dia 26.

Mas a música não se fica por aqui, porque durante o dia estão previstos espetáculos de música tradicional e à noite, após os concertos, sobem ao palco da Agrival vários ‘Djs’.

O preço dos bilhetes é de cinco euros, “um valor simbólico”, considerou o autarca que espera que milhares de pessoas passem no recinto da feira.

Produtos regionais, música, animação, artesanato e gastronomia são então algumas das propostas desta edição que teve a sua primeira aparição em 1980.

À semelhança do que aconteceu o ano passado, a Câmara Municipal disponibiliza um autocarro que fará o transporte das pessoas, gratuitamente, entre a cidade e o parque de exposições.