O Movimento Valongo dos Cidadãos anunciou que arrancou hoje com uma campanha de recolha de assinaturas para se poder apresentar a eleições nas Autárquicas 2021.

“Embora com consciência das enormes dificuldades que enfrentaremos, decidimos abraçar o desafio de apresentar-nos às próximas eleições autárquicas com o estatuto legal de Grupo de Cidadãos Eleitores, sem qualquer ligação a qualquer formação político partidária”, refere comunicado.

Recorde-se que o Movimento tinha avançado já que pretendem apresentar Armindo Ramalho como cabeça de lista a uma candidatura à Câmara de Valongo.

“Quando, no início do mês de Fevereiro do corrente ano, um pequeno grupo de cidadãos do concelho de Valongo decidiu abraçar o desafio de criar um Grupo de Cidadãos Independentes para concorrer à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Valongo nas próximas eleições autárquicas, as condições legais em vigor, fruto da alteração 1-A/2020, de 21 de Agosto à Lei Orgânica n.o 1/2001 de 14 de Agosto, impossibilitavam essa missão sem o recurso ao apoio de partidos políticos”, recorda o Valongo dos Cidadãos em comunicado. Nesse sentido, foram encetadas conversações “com o Partido Nós, Cidadãos primeiro e posteriormente com o Partido Aliança por forma a ultrapassar esse inqualificável obstáculo ao exercício pleno da cidadania”. Mas essa solução tinha “um severo custo para quem se propunha apresentar ao eleitorado como totalmente independente do sistema político-partidário, mesmo
que com partidos fora da esfera do poder”, admitem. Por isso, face às alterações entretanto realizadas, o Movimento decidiu que vai apresentar-se a eleições como Grupo de Cidadãos Eleitores e está a realizar recolha de assinaturas.

“Deixamos pois nas mãos da nossa capacidade de mobilização e na vontade dos cidadãos eleitores do
concelho de Valongo a decisão da viabilidade do nosso projecto”, sustentam.