A 20.ª edição do “Dia Nacional do Motociclista” terá como palco Penafiel e promete trazer ao concelho milhares de motociclistas nos dias 1, 2 e 3 de Abril. A organização é da Federação de Motociclismo de Portugal e conta com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e do Moto-Clube do Vale do Sousa.

As celebrações oficiais do “Dia Nacional do Motociclista” realizaram-se pela primeira vez no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, em 1997, tendo percorrido, anos após ano, as principais cidades do país.

No ano passado, o evento realizou-se em Torres Vedras e juntou cerca de 30 mil pessoas.

 

“É uma oportunidade ÍMPAR para a cidade”

A apresentação do evento decorreu no passado sábado e juntou em Penafiel os representantes da Federação Portuguesa de Motociclismo, do Moto-Clube do Vale do Sousa e do município.

“O Dia do Motociclista é uma oportunidade ímpar para a cidade e um evento à escala nacional e internacional. Atendendo à capacidade de organização do Moto-Clube do Vale do Sousa e à excelente receptividade e colaboração da Câmara Municipal, entendemos realizar esta edição em Penafiel”, justificou Manuel Marinheiro, presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo (FPM).

Também Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, defende que este evento “vai trazer a Penafiel dezenas de milhares de motociclistas de todo o país e do estrangeiro, provocando um impacto positivo na economia local e na promoção do território”. “Durante todo o fim-de-semana, Penafiel estará disponível para receber dezenas de milhares de motociclistas, que terão a oportunidade de conhecer o território, o património, a gastronomia e a hospitalidade dos penafidelenses. Esta iniciativa faz parte da nossa estratégia de atrair grandes eventos para o concelho”, sustentou o autarca.

Fernando Gomes, presidente do Moto-Clube do Vale do Sousa, lembrou que já tinham apresentado candidatura, em articulação com a autarquia, há sete anos para receber o “Dia Nacional do Motociclista” no concelho. “Organizar este evento é, para nós, uma honra, e tudo faremos para dignificar Penafiel, e claro, o motociclismo”, afirmou.

 

Haverá música, desfiles e sessão solene

A expectativa é que mais de 20 mil pessoas venham ao concelho nos dias 1, 2 e 3 de Abril.

Do programa oficial constam várias actuações de grupos de música, com “Blueberries for Chemical”, no dia 1, às 21h30, no Largo da Ajuda, “Rock Luso”, às 21h30, e “Lucky Duckies”, às 23h00, no dia 2, no Campo da Feira.

No domingo, dia 3, os representantes dos Motoclubes e Grupos de Motociclistas serão recebidos no Museu Municipal de Penafiel, às 11h00, para uma visita guiada à descoberta do património e das tradições do território penafidelense. Às 14h00, saem em cortejo, com os respectivos estandartes e bandeiras de clubes, da igreja do Sameiro, em direcção ao campo da feira, onde decorrerá, às 15h00, a sessão solene, culminando na tradicional bênção de motos e capacetes, explica nota de imprensa da autarquia.

A procissão até ao local da sessão solene, no campo da feira, incorpora o andor de S. Rafael, padroeiro dos motociclistas, o andor de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da Igreja de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos (Santuário do Sameiro) e o andor de S. Martinho, padroeiro de Penafiel.