O Grupo Dramático e Recreativo de Retorta ganhou cinco prémios e uma menção honrosa com a peça “Mulheres”, de Laura Ferreira, que apresentou à XII edição do Concurso Nacional de Teatro, que decorreu de 5 a 12 de Março, na Póvoa de Lanhoso. O grande vencedor, distinguido com o Prémio Ruy de Carvalho 2016, foi o Teatro Passagem de Nível (Amadora), com o espectáculo “Pessoa”.

O núcleo de teatro do Grupo Dramático e Recreativo de Retorta, que apresentou no certame a peça “Mulheres”, estava nomeada para oito das 10 categorias a concurso tendo conquistado cinco prémios e uma menção Honrosa. Os premiados foram João Octávio Pereira, com o galardão de Melhor Desenho de Luz; Flávio Oliveira, Melhor Ambiente Sonoro; Núria Melo, Melhor Interpretação Secundária Feminina; Ana Sousa, Melhor Interpretação Principal Feminina e Laura Ferreira, Melhor Encenação. O Júri desta XII edição do Concurso Nacional de Teatro, composto por José Barros (Município de Póvoa de Lanhoso), Dantas Lima (Fundação INATEL) e Luiz Oliveira (Federação Portuguesa de Teatro), entendeu, ainda, atribuir uma menções honrosas, na categoria Melhor Cenografia, a João Paulo Pereira, Vítor Hugo Oliveira, Maria Fontes e Paula Nogueira.

 Retorta

Peça nomeada para Prémio de Mlehor Espectáculo Internacional

A peça “Mulheres” de Laura Ferreira está igualmente nomeada para um prémio atribuído pela Confederação Espanhola de Teatro Amador. Grupo Dramático e Recreativo de Retorta está nomeado na terceira edição dos Premios Nacionales de Teatro Amateur para o Prémio de Melhor Espectáculo Internacional, ao lado do Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico com a peça “O principezinho”.

“Mulheres”, apresentada na Mostra de Teatro Amador do Concelho de Valongo de 2015, é uma peça que conta a história “sobre… o amor. a amizade. o desamor… a liberdade. é sobre… mulheres.”, quatro no total, “adolescentes. amigas. mães. irmãs.” Na sinopse, conta Laura Ferreira, “esta história, é destas personagens… mas também podia ser vossa… podia ser… de qualquer um…”.

A chegar está nova Mostra de Teatro Amador (MTA)e com ela a expectativa da peça que o Grupo Dramático e Recreativo da Retorta apresentará. De lembrar que “Óculos de Sol”, também de Laura Ferreira, apresentada na MTA de 2014, arrecadou seis prémios e uma menção honrosa no Concurso Nacional de Teatro do ano passado e foi o Melhor Espectáculo Europeu de Teatro Amador atribuído pela Confedereción Escenamateur.