Segundo revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Portugal continental tem vindo a ser influenciado por uma massa de ar polar”, levando à descida dos termómetros mais do que o normal para esta época do ano.

A temperatura desce, sobretudo a mínima, “devido à incursão de uma nova massa de ar polar, de trajeto continental”, diz o comunicado do instituto.

De acordo com o IPMA, esta nova massa de ar polar irá gradualmente afetar o norte da Península Ibérica e posteriormente as regiões mais a sul, embora com impacto reduzido.

Na madrugada de hoje, esperam-se valores de mínima inferiores a 5°C nas regiões do interior, sendo inferiores a 0°C no nordeste transmontano e em zonas de montanha das regiões norte e centro.

“A progressiva influência da referida massa de ar far-se-á notar com um acentuado arrefecimento no final de dia 11, sendo a madrugada de dia 12 a mais fria deste episódio”, revela o IPMA.

Para amanhã, sexta-feira, são esperadas temperaturas mínimas entre -5 e -0°C, no interior norte e centro, podendo “localmente ser registados valores inferiores”.

O território terá mínimas inferiores a 5°C, excetuando apenas alguns locais do litoral centro e sul.

O IPMA avança também que está “prevista a formação de gelo ou geada, em especial no interior norte e centro, que poderá ter impacto significativo na circulação rodoviária”.

Já a máxima, também deverá ser mais baixa entre hoje e sexta, sendo que o interior norte e centro deverá ter valores a variar entre 3 e 8°C.