A Comissão Integrada para Idosos e Adultos Dependentes (CIIAD), promove esta quinta-feira, dia 25, umas Jornadas cujo tema é a “Vulnerabilidade dos idosos”.

A sessão de abertura decorre pelas 9h30 e vai contar com a actuação da Universidade Sénior Autodidacta de Lousada (USALOU) interpretando o tema “Frágil” de Jorge Palma.

O primeiro painel tem como mote “Põe-me o braço no ombro, eu preciso de alguém”. Otília Castro Oliveira, da Câmara Municipal do Porto, vai abordar o tema “Estratégias de intervenção no combate ao isolamento social” e segue-se a intervenção de Ruben Amorim com o tema “A Humanização na intervenção com Seniores”, adianta nota de imprensa.

O painel seguinte é subordinado ao tema “Faz-me um sinal qualquer se me vires falar de mais…”, com Freitas Gomes a falar de “A saúde mental e o envelhecimento”. “Os idosos e os cuidados primários” (prevenção e tratamento) ” é o tema seguinte em que são oradores a Olimpia Pinto e Gilberto Guimarães, da Unidade de Saúde Familiar do Torrão.

Publicidade

Os trabalhos têm continuidade à tarde com o painel “Acompanha-me a casa, já não aguento mais”. O primeiro tema é relativo aos “Idosos, vulnerabilidade, Risco e Violência- Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género” e vai ser apresentado por Marco Domingues. Segue-se “O papel dos Serviços da Justiça na Protecção ao Idoso”, com a intervenção de Ana Sofia Carvalho, do Centro de Investigação Jurídico- Económica-Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

A sessão de encerramento conta, mais uma vez, com a actuação da USALOU que interpreta o tema de Jorge palma “A gente vai continuar”.

A moderação das Jornadas vai estar a cargo da Directora Geral Santa Casa da Misericórdia de Lousada, Rita Marques.