Um concerto de Teresa Salgueiro, no Auditório Municipal de Lousada, marcou o arranque do Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade de Lousada.

Entre as muitas iniciativas previstas para 2017, estão várias sessões do projecto “Plantar Lousada”, a Exposição National Geographic, o Passaporte BioLousada e a criação de Bolsas de Investigação. Além disso, até ao final de Março, a autarquia pretende que a iluminação pública do concelho seja 100% LED. A22 de Maio será assinalado o Dia Internacional da Biodiversidade, haverá um Biofest nos dias 9 e 10 de Junho, e será apresentado o primeiro número da revista Lucanus – revista de ambiente e sociedade, entre outros.

“O Prémio Jovens Investigadores em Biologia vai também ser instituído e vai haver o regresso do Limpar Lousada 2017, a realização das XIV Jornadas do Ambiente e a requalificação da Casa das Videira, que passa a funcionar como um Centro de Educação Ambiental”, explica a autarquia em nota de imprensa.

Teresa Salgueiro“É necessário despertar consciências paras a importância dos recursos naturais e para a valorização do ambiente. A comemoração do Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade pretende envolver a população, tendo em vista um concelho mais informado, mais evoluído, com um bem-estar crescente e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida em Lousada”, defende o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado.

O objectivo passa sobretudo por valorizar os recursos naturais, a educação ambiental e a sustentabilidade como motores para o desenvolvimento social e regional.