Os proprietários de árvores de grande porte, ‘Gigantes Verdes’, em Lousada, podem ser financiados até 100 euros por ano, por árvore preservada, durante 10 anos. A par disso, adianta a VERDE Associação, que desenvolve o programa Carbono Diverso e tem angariado verbas para este objectivo, quem aderir ao projecto contará ainda “com o trabalho de uma equipa de biólogos e técnicos especializados na avaliação do estado de saúde das suas árvores, no aconselhamento de medidas de gestão a aplicar, no apoio na tomada de decisão para a gestão das podas, nas limpezas de mato e plantações e no acesso a orçamentos de baixo custo para a gestão do seu arvoredo”.

Para apresentar estas medidas, a Associação organiza, a 16 de Setembro, pelas 21h00, na Junta de freguesia de Cristelos, Boim e Ordem, sede da instituição, uma sessão informativa “para atribuição de financiamentos a lousadenses que queiram preservar árvores de grande porte”.

“A VERDE quer trabalhar em conjunto com todos os proprietários, gestores ou arrendatários de árvores de grande porte, tornando-os Cuidadores de Gigantes Verdes, comprometendo-se a apoiar tecnicamente e financeiramente a preservação das árvores no seu terreno”, sustenta nota de imprensa. “O objectivo é valorizar o património natural e cultural de Lousada, envolvendo os cidadãos e mostrando que a natureza pode ser um activo económico local. O resultado será uma paisagem mais verde, o ar mais limpo e mais biodiversidade para todos, que resultará na criação de um novo tipo de turismo para região: o turismo ecológico”, acredita a Associação.