Fotografia: Câmara de Lousada

A Câmara de Lousada vai avançar com um novo projecto ambiental, intitulado “Casas Ninho” iniciativa que pretende mapear as aves existentes no concelho.

Segundo a autarquia, o projecto envolve a comunidade local e tem como propósitos dar a conhecer as várias espécies de aves selvagens que preferem fazer o ninho junto da população, nos beirais, chaminés, e até mesmo nos sótãos, saber onde nidificam espécies emblemáticas como a coruja-das-torres, o mocho-galego e as várias andorinhas e andorinhões.

Com este projecto pretende-se, também, mapear a distribuição destas aves no concelho, através dos registos enviados pelos cidadãos, informar a população sobre as espécies que vivem junto de si, resolver conflitos entre o ser humano e a natureza, e fomentar a biodiversidade e a sensibilização ambiental.

O projecto inclui ainda a realização de actividades com o público, como a construção e instalação de diferentes tipos de caixas-ninho nos espaços públicos, e nos espaços privados que pretendam aderir a esta causa.

Através da página www.cm-lousada.pt/pt/casaninho é possível saber mais sobre esta iniciativa e sobre as espécies que se pretendem estudar e enviar os registos de ninhos através do formulário disponível na página web do projecto, ou através do formulário impresso.

Citado em comunicado, o vereador do pelouro do Ambiente, Manuel Nunes, revelou que  a comunidade através da sua colaboração estará a contribuir para o estudo e conservação da natureza em Lousada, podendo receber caixas-ninho em madeira adequadas a diferentes espécies de aves selvagens para colocar no seu quintal.