Fotografia: Câmara de Lousada

A Escola Básica do Carmo (Santo Estêvão), primeira classificada, a EB Igreja (Figueiras), em segundo lugar, e a EB de Sousela, em terceiro, receberam as bandeias de campeãs BioEscola 360, numa iniciativa integrada no âmbito do Dia Escolar da Não Violência e da Paz.

Segundo a autarquia, o Dia Escolar da Não Violência e da Paz teve como finalidade sensibilizar os alunos, professores, pais, políticos e governantes para a necessidade de uma educação para a paz, promover os valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não-violência.

Pretende-se, também, incrementar os valores humanos, incentivar a cidadania participativa, o respeito e a co-aprendizagem contínua.

No ano lectivo 2018-2019, o Desafio BioEscola 360 foi lançado a todas as escolas do 1.º ciclo do município de Lousada, tendo as escolas sido incentivadas a poupar água, energia eléctrica e gás, e a aumentar a separação de resíduos recicláveis. Todas as poupanças criadas, face à média dos três anos lectivos anteriores, foram devolvidas, em dinheiro, às escolas participantes, num total de 25 mil euros.

Adicionalmente, as escolas foram pontuadas num total de oito critérios de sustentabilidade que incluem, por exemplo, a participação em acções de voluntariado ou em oficinas BioEscola.

No ano lectivo em curso, 2019-2020, o município de Lousada voltou a incentivar as escolas a melhorar as suas práticas ambientais e de cidadania, através da participação

Refira-se que Desafio BioEscola 360 tem como metas fomentar as boas práticas ambientais, envolver as comunidades escolares na salvaguarda dos recursos ambientais pugnando pela  sua sustentabilidade.