No dia em que a Câmara Municipal de Lousada distinguiu figuras locais ligadas ao desporto, o autarca quis deixar a promessa de “mais obras em instalações desportivas” do município.

O compromisso foi deixado na Gala do Desporto, que decorreu na passada sexta-feira, quando Pedro Machado referiu estar “atento a todas as modalidades e clubes”, acrescentando que conhece “os anseios das colectividades”. Por isso, já encetou conversações com alguns clubes, permitindo dar “continuidade a um planeamento de requalificação de instalações desportivas”, refere nota a de imprensa, citando o presidente do município.  

Pedro Machado lembrou que, desde 2014, o investimento feito neste âmbito, saiu dos cofres municipais, mas o novo Quadro Comunitário de Apoio (2030) prevê o financiamento de algumas situações, o que pode fazer com que Lousada “possa efectuar mais obras” e de forma mais célere.

À margem das promessas, a Câmara procedeu à distinção de todos aqueles que, na época desportiva 2021/2022, mas também ao longo da vida tiveram um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho.

Assim, o prémio de mérito desportivo foi entregue a Jorge Magalhães. Já a distinção da dedicação foi para Luís Marques, do Lousada Voleibol Clube.

A modalidade do ano mais votada foi o voleibol e a figura desportiva recaiu sobre Ana Leal, treinadora da equipa masculina sénior de futsal, do Centro Cultural e Desportivo da Ordem. O Torneio de Verão de Boccia Sénior venceu o evento do ano.

Quem recebeu o ‘Best Online’, decidido pelos utilizadores do facebook, foi Gabriel Ferreira, da Apalou, a Associação de Patinagem Artística de Lousada. Já na categoria de prémios coletivos, foram distinguidos o Lousada Voleibol Clube e a equipa infantil feminina do Lousada Voleibol Clube. 

A nível individual, foi revelação do ano, na modalidade de atletismo, Ariana Cardoso, do Núcleo Barrosas Amador. A dirigente do ano foi Ana Carvalho, do Futebol Clube de Romariz, e o prémio para o treinador foi recebido por Ricardo Bessa, do Lousada Voleibol Clube.

O prémio de árbrito/juiz foi entregue a André Isento e Lara Couto, da Associação Desportiva de Lustosa, ganhou a distinção de atleta do ano.

Também Nelson Moreira, do Núcleo Barrosos Amador, subiu ao pódio, assim como Luís Magalhães, da Lousada Séc.XXI, ganhou em desporto adaptado.  

Pedro Machado aproveitou a ocasião para salientar que Lousada “oferece qualidade de vida”, sendo que o desporto é uma das principais apostas. A Câmara procura “dar as melhores condições a todos, desde os mais jovens até aos mais velhos para que possam praticar as modalidades que pretendem e gostam”, frisou o edil. 

O autarca não deixou de enaltecer a importância do “trabalho voluntário de todos os que estão envolvidos nas associações e clubes”. Por isso, a gala pretende ser um “modo de reconhecimento público pelo empenho, esforço e dedicação de muitas pessoas que, ao longo do ano, oferecem muito do seu tempo para estar ao dispor de um clube, de uma associação ou de uma modalidade desportiva”. Porque de nada valem as boas infra-estruturas “se não houver quem concretize tudo com trabalho, de mérito e valor”.