O município de Lousada assinalou o arranque do Ano Municipal da Educação com a realização de uma palestra da autoria de Magda Gomes Dias, fundadora da Escola da Parentalidade e Educação Positivas, numa iniciativa que decorreu na Secundária e contou com vários actores ligados ao ensino.

Ao Verdadeiro Olhar, o vereador da Educação da Câmara de Lousada, António Augusto,  realçou que, ao longo do ano, entre as acções previstas estão obras na Escola e Básica de Lousada Centro, aquisição de equipamentos para escolas EB1 (material de laboratório, instrumentos musicais e equipamento de Educação Física), a adopção de uma plataforma informática para desmaterializar os contactos com os encarregados de educação dos alunos do 1.º ciclo/jardins-de-infância.

O autarca ressalvou, também, que no âmbito do Ano Municipal da Educação está prevista a oferta dos livros de fichas obrigatórios aos alunos do 1.º ciclo subsidiados, a implementação de oficinas de teatro, promoção da aprendizagem de xadrez e programação, a realização de jornadas de Educação Inclusiva e Formação Parental, a atribuição do Prémio “Lousada Educa +” e edição de uma obra sobre a História da Educação em Lousada,  F – Color ADD Social, entre outras.

O vereador titular da pasta da Educação destacou, também, que o executivo irá implementar um programa que assenta em seis eixos, a saber: Instalações e Equipamentos, Facilidades para os Encarregados de Educação, Actividades para todos, Formação e Capacitação, Valorização e Reconhecimento e Inclusão.

“O município tem um conjunto significativo de acções dentro desta área que este ano serão reforçadas e diversificadas em estreita colaboração com as comunidades escolares”

Falando da comemoração do Ano Municipal da Educação, António Augusto assumiu que já há algumas décadas que a educação ocupa um papel importante nas políticas municipais.

“É com naturalidade que este ano damos centralidade a esta área dentro daquilo que tem sido a lógica de ‘Anos Municipais’. O município tem um conjunto significativo de acções dentro desta área que este ano serão reforçadas e diversificadas em estreita colaboração com as comunidades escolares”, disse, salientando que a autarquia vai manter um vasto programa que tem vindo a ser construído e testado ao longo dos anos junto das escolas e estabelecimentos de ensino, além de um conjunto significativo de novas propostas que irão ser apresentadas.

“Ficamos obviamente felizes quando somos pioneiros e vemos as nossas ideias a serem adoptadas por outros”

António Augusto assumiu, também, que Lousada é cada vez mais uma referência na educação na região, trabalhando todos os dias para criar condições que permitam aos alunos disporem de um ensino de qualidade.

“Não trabalhamos para sermos referência, mas para criar oportunidades de desenvolvimento para as nossas crianças e jovens. Ficamos obviamente felizes quando somos pioneiros e vemos as nossas ideias a serem adoptadas por outros. Simultaneamente, estamos atentos ao que os outros fazem, no sentido de adoptar e adaptar boas práticas de outros locais”, atalhou, sublinhando que os desafios que Lousada tem pela frente passam por continuar a trabalhar com os estabelecimentos de ensino, respeitando as suas competências, no sentido de aumentar o sucesso educativo dos alunos, centrados não só nos resultados académicos mas também nos resultados sociais.

No domínio da formação profissional, o autarca especificou que o executivo municipal tem programada para este ano aquisição de instalações e o desenvolvimento de um projecto para um Centro de Formação que poderá dar algumas respostas nesta área.

Questionado sobre um eventual reforço de verbas no domínio da educação, António Augusto declarou que parte das actividades e obras a realizar estão inscritas no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar financiado a 85% por verbas do FEDER e Programa Operacional Norte 2020.