O município de Lousada recebeu participantes de vários países que visitaram várias instituições no concelho no âmbito do MOOC – Minorias como Oportunidade para o Desenvolvimento.

Segundo fonte da Câmara de Lousada, o MOOC – Minorias como Oportunidade para o Desenvolvimento é um projecto que tem como objectivo promover boas práticas de inclusão, integração e multiculturalismo.

O projecto envolveu jovens de 15 entidades parceiras, pretendendo promover o debate entre a sociedade civil, as organizações de juventude e da educação, bem como as instituições políticas.

A iniciativa envolveu participantes da Finlândia, Bélgica, França, Espanha e Portugal e foram realizadas várias acções na Casa da Juventude de Amarante, um workshop sobre desenvolvimento pessoal e uma visita à Universidade Católica do Porto.

Os participantes tiveram, ainda, a possibilidade de ouvir uma especialista na área de apoio aos refugiados e conhecer a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, assim como contactar com a organização juvenil MEDesTU, que desenvolve iniciativas culturais, sociais, educacionais, recreativas e desportivas destinadas e/ou de interesse para os jovens.

O grupos de participantes dos diferentes países efectuou, também, uma visita à Cercimarante (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades) mais concretamente ao Centro de Actividades Ocupacionais da instituição que tem como finalidade a valorização pessoal e a integração social de pessoas com deficiência grave.

O grupo deslocou-se, posteriormente, ao orfanato “A Terra dos Homens”, à Casa da Boavista da ACIP ( centro de actividades ocupacionais e residência de pessoas com necessidades especiais), em Lousada, onde teve oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela associação juvenil Synergia de Braga.

Os participantes realizaram, ainda, uma visita ao projecto Teia+/CLDS 3G, da Santa Casa Da Misericórdia de Amarante.