Nos últimos anos esta é uma das categorias que mais dificuldades nos coloca nas decisões, já que esta é uma região de campeões, sejam regionais, nacionais ou mesmo europeus ou mundiais. Este ano, tentamos não nos repetir, mas não faltariam nomes cujos resultados desportivos eram meritórios de realçar.

Entre os jovens que tiveram um bom ano desportivo está Tiago Teixeira, piloto de Paredes que tem dado cartas, notabilizando-se como um dos melhores pilotos da região e do país numa modalidade ainda não muito divulgada.

O jovem paredense sagrou-se bi-campeão nacional de Karting 2018, na classe X30 – Shifter Sénior, na prova disputada no Kartódromo Internacional de Palmela, que contou com aproximadamente uma centena de participantes.

Para completar o ano conseguiu “a dobradinha”, vencendo a Taça de Portugal de Karting, que decorreu no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, disputada por outros 100 pilotos. Esta foi a terceira vez que conquistou este troféu.

Parece-nos um jovem talento com um futuro promissor.

Pex Moura Júnior, jovem piloto

Continuando nos pilotos, este ainda mais jovem, é de destacar o trabalho de Pex Moura Júnior, que se assumiu como uma revelação no ano que agora terminou.

O jovem piloto penafidelense notabilizou-se no karting e da motonáutica, modalidades em que brilhou, tendo sido reconhecido como uma promessa com muito para dar ao desporto nacional.

No karting, Pex Moura Júnior, venceu as duas corridas da 4.ª prova do Troféu Rotax Portugal 2018 e sagrou-se campeão do Rotax Espanha Nna classe Micro Academy (até aos 10 anos), numa prova disputada no Circuito D’Aragona Motorland, em Alcaniz.

Na motonáutica, o piloto que representa as cores do clube Mozinho Racing Team, teve uma estreia auspiciosa, vencendo logo na primeira prova, na categoria 1 de Fórmula Futuro. Pelo desempenho, recebeu o Prémio Revelação na Gala da Federação Portuguesa de Motonáutica.

Recebe agora mais este reconhecimento do Verdadeiro Olhar.

Diogo Craveiro, patinagem artística

Foto: Raniero Corbelletti | Fonte: Federação de Patinagem de Portugal

Numa região cheia de talentos e vários clubes a estimular a patinagem artística, é fácil encontrar exemplos de sucesso e conquista.

Desta vez resolvemos realçar uma jovem promessa, o patinador de Paços de Ferreira, Diogo Craveiro, atleta da Juventude Pacense, que já conquistou vários títulos nacionais e internacionais ao serviço do clube e da selecção.

Em 2018, conquistou a medalha de ouro na International German Cup, uma das maiores competições do mundo de patinagem, tornando-se no primeiro português a alcançar este feito nesta competição e deixando para trás o vice-campeão do mundo, o campeão da europa júnior, e o campeão da europa juvenil.  Conquistou ainda a medalha de ouro para Portugal na Taça da Europa de Patinagem Artística, em juniores.

Foi campeão nacional de júniores masculinos e júniores masculinos programa curto, assim como de pares. O atleta também participou no campeonato do mundo a nível individual e integrado num quarteto.

 

Conheça os premiados das outras categorias:

Personalidade do Ano

Acontecimento do Ano

Empresa do Ano

Entidade Cultural do Ano

Entidade Desportiva/Desportista do Ano

Jovem do Ano

Político do Ano

Projecto Social do Ano