Foto: CPCJ de Lousada

A coordenadora da equipa técnica Regional do Norte da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens, Fernanda Almeida, classificou as Jornadas Sociais de Lousada como “um marco importante na intervenção social do país”.

Segundo comunicado, Fernanda Almeida proferiu esta afirmação no âmbito das XII Jornadas Sociais, iniciativa organizada pela Câmara de Lousada que teve como tema principal “Criança: realidades e desafios”.

A coordenadora da equipa técnica Regional do Norte da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens realçou que promoção e da protecção dos direitos da criança cabe a cada um e às entidades, no seu conjunto.

“A comemoração do Ano Municipal da Criança em Lousada vem no seguimento do provérbio africano que diz que é necessária uma aldeia para cuidar de uma criança. Significa isto que a responsabilidade da promoção e da protecção dos direitos da criança cabe a cada um de nós, de modo individual, e a todas as entidades”, disse.

Publicidade

O presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, destacou a dinâmica demográfica do concelho, enfatizando a aposta do seu executivo nas políticas municipais de promoção da natalidade.

“Só com condições favoráveis à melhoria da qualidade de vida dos Lousadenses é possível o concelho crescer”, disse.

O autarca mencionou ainda o “trabalho desenvolvido pela autarquia e pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lousada que passa pela prevenção e pela intervenção tendo em vista a resolução de problemáticas muito difíceis.

A sessão de abertura contou ainda com uma convidada especial, Inês Fonseca, aluna da EB da Boavista – Silvares, que enfatizou o trabalho do executivo em prol da educação, da cultura e do desporto.

A Inês manifestou, também, que “nem todas as crianças têm a mesma oportunidade para aprender, para serem saudáveis e felizes e se sentirem seguras como nós”.

Os trabalhos tiveram início com a conferência “A Criança: realidades e desafios” proferida por Fátima Nunes, do Instituto de Desenvolvimento., com moderação da presidente da CPCJ de Lousada, Vera Reis.

Seguiu-se o espetáculo de Máscaras, pelos formandos do Curso Técnico de Juventude, e a intervenção “Cuidar e proteger ajuda a crescer”, pela Fernanda Almeida.

As jornadas ficaram, também, marcadas pela actuação ao piano do músico João Sousa, do Conservatório Vale do Sousa, a visualização do filme “Zaragata”, realizado por Abi Feijó e por alunos do Colégio S. José de Bairros. As jornadas prosseguiram com a apresentação da “Boneca de Trapos”, protagonizada pela Ana Banana, da Escola do Riso.