Fotografia: Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito de Valongo

Dois estabelecimentos comerciais e um particular foram os vencedores do concurso Melhor Rabanada de Ermesinde, edição 2019, iniciativa que decorreu no dia 1 de Dezembro e que foi organizada pela Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo, com o apoio da Junta da Freguesia,  dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde e da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.

O primeiro prémio foi para o Restaurante Jardim (Valongo), o segundo para  Paulo Jorge de Castro, um particular, e o terceiro, para a padaria Neta 1 (Ermesinde).

O presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado, destacou a forte adesão de participantes na edição deste ano, assumindo mesmo que o concurso superou as expectativas.

“O limite de inscrições eram 50, o concurso contou com 28 participantes, mas ainda assim  superamos o número de concorrentes da edição transacta. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, este ano foram os próprios participantes que aderiram, vieram ter connosco, dando a indicação que queriam concorrer”, disse, sustentando que também o público, que acompanhou o evento, foi em maior número.

Falando da importância deste certame gastronómico, João Morgado realçou que o concurso tem condições para afirmar a cidade e o concelho e se for devidamente acompanhado e pode integrar a agenda de eventos culturais do município.

“Já ouvi afirmar que este concurso é de Ermesinde. Este não é um concurso apenas de Ermesinde é um concurso do concelho”, afirmou, sustentando que a Junta de Freguesia já se disponibilizou para continuar a assegurar o certame.

Publicidade

Este ano, a participação no evento teve o valor simbólico de dois euros, tendo o apuro sido doado aos Bombeiros Voluntários de Ermesinde.

No âmbito do concurso foi, também, sorteado pelos participantes um cabaz com produtos regionais.