Está em curso, no Hospital de Valongo, que integra o Centro Hospitalar de São João (CHSJ), a obra que vai permitir a criação da primeira unidade pública de diálise do Serviço Nacional de Saúde nas antigas instalações da urgência. Segundo o JN, a empreitada está orçada em 600 mil euros e deverá ficar concluída em Abril do próximo ano. O espaço vai conseguir receber 28 doentes em simultâneo. Contactado pelo Verdadeiro Olhar, o Centro Hospitalar não adianta para já mais dados, confirmando apenas o início da obra.

Recorde-se que o serviço de urgência básica no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Valongo fechou em Julho de 2014, gerando várias críticas da população e vigílias de protesto. Desde logo foi prometida a instalação de uma unidade de hemodiálise naquelas instalações, assim como a abertura de consultas de especialidade de cirurgia vascular, plástica, dermatologia, endocrinologia, gastrenterologia, nefrologia, reumatologia, urologia, pediatria e nutrição, a implantação de uma viatura de Serviço Imediato de Vida e de uma consulta aberta de medicina interna.

Em Maio de 2015, o CHSJ avançava que as obras iriam arrancar em Outubro desse ano e estariam concluídas em Março de 2016. “O primeiro centro de hemodiálise, de cariz público, do país, permitirá a criação de 22 novos postos de tratamento e conseguirá tratar até um máximo de 120 doentes, envolvendo um corpo clínico específico que irá até um máximo de 2 médicos e 11 enfermeiros”, explica à época. Era apontado um custo superior a um milhão de euros.

Mas a obra nunca começou.