Foto: Freepik

Um conjunto de investimentos, apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vai permitir criar em Paredes mais 550 vagas em respostas sociais para idosos e pessoas com deficiência.

O valor global das empreitadas ascende a quase 10 milhões de euros, mas as sete instituições do concelho obtiveram aprovação do financiamento para Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais no âmbito do PRR, sendo que a comparticipação ultrapassa os 7,9 milhões de euros.

De acordo com dados obtidos pelo Verdadeiro Olhar, as instituições que vão concretizar os projectos são a APDIS – Associação para o Desenvolvimento Integral da Sobreira, a Associação Nossa Senhora dos Remédios – Obra do Bem Fazer, o Centro Social e Paroquial de Gandra, a Casa do Povo de Bitarães, o S. Pedro – Centro Social da Sobreira, a Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa e a Associação de Desenvolvimento de Vilela.

O presidente da Câmara de Paredes, que acompanhou a assinatura dos contratos de financiamento, realça a importância deste “reforço e melhoria das respostas da rede social do concelho”. Estes investimentos vão “suprir carências, criando, aumentando e melhorando a capacidade” dos centros de dia, lares e serviços de apoio domiciliário para “acolher mais utentes, em condições adequadas”, afirma Alexandre Almeida.  

Misericórdia aguarda aprovação de candidatura

A APDIS – Associação para o Desenvolvimento Integral da Sobreira viu aprovados dois projectos, uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) com capacidade para 36 utentes e um Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) para 60 pessoas. Trata-se de um investimento de mais de 3,3 milhões de euros, comparticipado em quase 2,8 milhões.

Com um investimento de quase 749 mil euros, a Associação Nossa Senhora dos Remédios – Obra do Bem Fazer, vai criar 40 vagas em centro de dia e 60 em serviço de apoio domiciliário. O apoio é de mais de 577 mil euros.

O PRR também vai ajudar o Centro Social e Paroquial de Gandra a oferecer resposta a 15 utentes em centro de dia e 35 em serviço de apoio domiciliário. O projecto é de quase 150 mil euros e a comparticipação aproxima-se dos 129 mil euros.

Também a Casa do Povo de Bitarães viu uma candidatura de 1,9 milhões de euros aprovada. Irá beneficiar 36 utentes em lar e 40 em apoio domiciliário. O apoio do PRR ultrapassa os 1,3 milhões de euros.

Para acolher 30 utentes em estrutura residencial para idosos e 30 em centro de dia, o S. Pedro – Centro Social da Sobreira apresentou uma candidatura de mais de 1,7 milhões de euros que foi aprovada e será comparticipada em quase 1,5 milhões.

Já a Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa candidatou um investimento de quase 1,5 milhões de euros que será comparticipada em mais de um milhão. A resposta a criar é para 28 utentes em lar e apoio domiciliário para 40 pessoas.

Por último, também a Associação de Desenvolvimento de Vilela contará com um centro de dia com capacidade para 40 utentes e beneficiará 30 em apoio domiciliário. A obra ultrapassa os 608 mil euros e será financiada em 527 mil pelo PRR.

Existe ainda uma candidatura da Santa Casa da Misericórdia de Paredes, pendente de aprovação, que visa criar mais 40 vagas em lar, num investimento superior a 2,7 milhões de euros.