Chama-se “Nunca Pares” e é um livro onde o autor, Emanuel Mendes conta, na primeira pessoa, as histórias vividas pelos caminhos de Santiago e de Fátima e que foram percorridos pelo autor.

A obra é apresentada esta noite, a partir das 21h30, no Auditório A Gaveta, no Parque Urbano de Paços de Ferreira.
Os diversos capítulos do “Nunca Pares” abordam a descrição de como surgiu a ideia de percorrer estes caminhos, com uma breve abordagem histórica, assim como a a simbologia associada ao Caminho de Santiago, o seu planeamento e os ensinamentos aprendidos e experiências trocadas.

Emanuel Mendes, piloto de linha aérea, descreve, então, a sua experiência referindo que, “os caminhos formam um paralelismo com a vida, não devemos pensar nas saídas que irão surgir para a frente, nem nas que já ficaram para trás. Por umas já passámos e a outras nem sabemos se lá chegamos. Desta forma devemos usufruir o momento”.

‘Nunca pares’ “é um ensinamento para aproveitarmos o momento, sentir o sabor do que está a ser vivido agora. Passamos demasiado tempo presos a recordar o passado e a planear o futuro”.

Pelas páginas do livro, a “narrativa é clara e exaustiva, as referências geográficas e históricas são rigorosas, sem esquecer as cores e aromas de cada lugar, a tradição, a gastronomia, as gentes”, referiu o autor, recentemente, numa apresentação da obra.