Como é habitual, durante o mês de Outubro, a GNR realiza, no país, a Operação “Censos Sénior”, garantindo “um conjunto de acções de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa”.

No terreno, a partir de hoje, vão estar cerca de 400 militares que irão junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas. “O objectivo visa reforçar os  comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”, diz comunicado.

Em 2021, nesta mesma operação, a Guarda sinalizou 44.484 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, tendo sido as situações de maior vulnerabilidade reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social.

“Na referida edição, a GNR realizou ainda 172 acções em sala e 3.431 acções porta-a-porta, abrangendo um total de 19.812 idosos”, acrescenta a mesma fonte.