O aparecimento de várias universidades seniores e espaços internet democratizaram o acesso às novas tecnologias e atraíram uma faixa etária que normalmente não teria acesso ou interesse pela navegação online. Acontece que, muitas vezes, os utilizadores não sabem quais os perigos que estão à espreita. A GNR e a Microsoft decidiram, por isso, alargar o âmbito das acções de sensibilização.

No âmbito do Dia Europeu Internet Segura, a Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Santo Tirso da GNR, promoveu, de dia 2 a 5 de Fevereiro,  várias acções de sensibilização para as “boas práticas” da navegação online. Apesar de a grande parte das sessões de sensibilização terem decorrido nas escolas, houve uma especial, no Centro Cultural de Alfena, que juntou 80 seniores do concelho.

Henrique Vicêncio, cabo do Destacamento Territorial de Santo Tirso da GNR, em declarações ao VERDADEIRO OLHAR, explicou que esta é mais uma das iniciativas que a GNR e a Microsoft Portugal têm vindo a organizar todos os anos e que tem como público alvo as crianças e jovens, os encarregados de educação e, pela primeira vez, a população sénior. Não há números ou estatística que confirme a quantidade de crimes ocorridos neste âmbito, mas é certo que nos projectos de policiamento de proximidade desenvolvido pela GNR, designadamente no contacto com idosos, os agentes envolvidos, conta Henrique Vicêncio, ouvem muitas situações de possíveis burlas pela internet. Tendo em conta que há mais contacto dos idosos com a internet, devido à sua participação em universidades seniores e espeaços internet foi decidido alargar o âmbito das acções de sensibilização dinamizadas sob  lema “Faz o teu papel para uma internet melhor!”.

Nestas acções de sensibilização foram abordados temas como o cyberbullying, o furto de identidade, a privacidade, a incorreção das fontes de informação, os vírus informáticos e a dependência da internet. O objectivo da acção “não é meter medo a niguém, mas sim alertar para importância de acederem à internet em segurança”, frisou Henrique Vicêncio.

No total, durante estes quatro dias foram consciencializados 258 crianças, 8 professores e 80 seniores para os perigos na utilização negativa da internet e sensibilizados para os cuidados a ter quando estão online.