A GNR deteve um dos membros do antigo gangue do Vale do Sousa, “grupo extremamente violento que extorquia donos de estabelecimentos, através de ameaças e agressões”, avança a edição do Jornal de Notícias de hoje.

Eduardo “Ratinho”, como é conhecido, tem 54 anos e está indiciado por cinco crimes de ofensas à integridade física, dois de ameaça, dois de coacção na forma tentada e também outros dois de injúria, relata o diário.

Recorde-se que o gangue do Vale do Sousa espalhou o pânico em Penafiel, Paredes, Lousada e Paços de Ferreira, entre 2008 e 2010. Eduardo “Ratinho” foi um dos condenados a dois anos e dez meses de prisão suspensos.

A pena foi declarada extinta em Novembro de 2019, mas, em Julho do ano seguinte, e segundo o JN, “Ratinho” terá agredido e ameaçado de morte um vizinho. Além disso, está ainda indiciado por ter desferido um murro a um indivíduo na Lota de Matosinhos e por ter deixado desmaiada uma outra pessoa depois de, alegadamente, lhe ter dado uma cabeçada, agredindo-a a murro e pontapé.

Em 2021 e 2022, terá agredido mais duas pessoas. Uma com uma cabeçada e em relação à outra “terá gizado um plano para a intimidar”, uma vez que era testemunha da sua última agressão.