A Junta de Freguesia de Lordelo está a preparar um livro de memórias sobre a comunidade com vários registos fotográficos sobre a cidade.

Ao Verdadeiro Olhar, o presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Nuno Serra, explicou que este trabalho tem como objectivos criar e organizar um registo de memórias da freguesia, constituindo uma apresentação de Lordelo.

“O livro está praticamente pronta a ser publicado, neste caso será apenas uma espécie de guia da nossa cidade”, disse, salientando que a obra deverá estar finalizada a meio deste ano.

Nuno Serra realçou que a selecção de imagens é um processo que está ainda a decorrer e cuja recolha não obedeceu a nenhum período temporal, podendo ser um registo fotográfico de hoje ou com mais de 100 anos.

“Estamos ainda na fase da recolha, que tem sido um trabalho muito entusiasmante, com imagens surpreendentes a chegar-nos todos os dias. Em paralelo, será também feita uma recolha específica dentro das associações e instituições da freguesia, quer estejam activas ou já extintas, uma vez que muita da história de Lordelo foi e é construída pelas nossas forças vivas. Depois disto, e não sendo estanque o processo da recolha, seguiremos com a selecção de imagens e documentos e a composição de texto e respectiva organização da obra”, avançou, sustentando que não foi definido qualquer critério para a recolha de imagens.

“O belo deste trabalho é exactamente, não existir um critério definido, são as pessoas que nos vão dando os inputs que irão preencher este livro… Será feito pelos lordelenses e não apenas, por uma ou duas pessoas em particular”, frisou.

“O uso das redes sociais para o processo da recolha, tem-se revelado uma escolha acertada, que tem possibilitado não só um maior envolvimento da comunidade, como também uma maior rapidez de processos”, acrescentou, mostrando-se convicto que a comunidade local vai rever-se por inteiro nesta obra.

“Espero, tanto mais que, como disse, o livro será feito pela própria comunidade, e até ao momento tem sido fantástica a participação dos lordelenses, pelo que o resultado final será deles”, manifestou.