Foram 6.800 as pessoas que passaram por Lousada para participar nas actividades do VII Festival Internacional das Camélias e no Fim-de-Semana Gastronómico, este sábado e domingo.

Segundo a autarquia, o presidente da Câmara Municipal de Lousada realçou, na sessão de abertura do Festival das Camélias, que “quase todos os jardins existentes no concelho têm camélias, que são apreciadas por todos”.

“A realização deste Festival Internacional faz todo o sentido, na medida em que é reconhecido um interesse, cada vez maior, por parte da população residente, mas também de visitantes que passam por Lousada por estes dias”, afirmou Pedro Machado. Na abertura do evento marcaram também presença Alírio Costa, 1.º Secretário da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Fernando Guedes, representante da Associação Portuguesa de Jardins Históricos, e Rosário Machado, Directora da Rota do Românico.

Festival Internacional das Camélias

Como é hábito, neste evento, foram atribuídos prémios à Melhor Camélia de Origem Portuguesa – António Nunes e Eduardo Brandão -, e à Melhor Camélia de Origem Japónica – Viveiros Mário Mota. Já a Melhor da Camélia de Lousada foi para o Horto de Romariz; a Melhor Mesa destacada foi a da Casa de Juste; e a Melhor Camélia Reticulata foi para António Assunção.

Durante a tarde de sábado, houve vários workshops e uma degustação de Chá de Camélias e de produtos locais e os visitantes tiveram ainda a oportunidade de assistir ao momento de dança protagonizado pela Classe Ballet, pela Associação de Cultura Musical de Lousada.

Ainda no primeiro dia do evento teve lugar o “Lousada Rotas Gourmet”, promovido pelo Lousada BTT, a que a autarquia se associou, contando com mais de 700 participantes.

O dia terminou com o concerto de Tiago Bettencourt, no Auditório Municipal, que teve lotação esgotada.

Passeio das camélias

No domingo houve uma visita pelos jardins de camélias existentes no concelho, nomeadamente ao Jardim Senhor dos Aflitos, à Casa do Porto e à Casa de Vilar.

Nesta edição do Festival a novidade foi a realização de um Desfile de Camélias em Body Painting, bem como a Final nacional do Festival Model and Talent World Portugal 2016.