O Centro de Marcha e Corrida (CMC) de Lousada, que vai funcionar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, já foi inaugurado, na passada quarta-feira.

Este equipamento tem como função a promoção da melhoria dos índices de saúde e de adaptação física. “A promoção de actividades de sensibilização, iniciação e aperfeiçoamento da marcha e corrida, bem como treinos de preparação são algumas das funções desta infra-estrutura”, refere a autarquia em nota de imprensa.

O CMC conta com dois percursos: um no Parque Urbano, com uma extensão de 1.650 metros e com um nível de dificuldade baixo; o outro respeitante na Ecopista, com um percurso de ultrapassa os 4 quilómetros e com um nível de dificuldade médio. O espaço vai funcionar todas as quartas-feiras, entre as 18h30 e as 20h00, contando com o apoio de um técnico especializado, ajustando planos de treino a cada utilizador.

O projecto nasce de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Federação Portuguesa de Atletismo e o Instituto Português do Desporto e Juventude, entidades que marcaram presença na sessão de abertura.

Pedro Rocha, da Federação Portuguesa de Atletismo e Coordenador do Programa Nacional de Marcha e Corrida, salientou a “importância do trabalho que a autarquia fez para implementar este Centro que é de grande relevância para a população”. “Muitas vezes as pessoas iniciam a prática de corrida sem o apoio e aconselhamento de um técnico especializado”, explicou.

A promoção da prática de actividade física e o combate ao sedentarismo são dois factores que contribuem para estilos de vida saudáveis afirmou o coordenador destes centros. Mas é preciso que as pessoas pratiquem exercício adequado à sua condições física, frisou.

Já o Director Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Manuel Barros, elogiou a Câmara de Lousada que “tem desenvolvido um trabalho muito interessante, demonstrando que a prática de desporto não tem idade definida, fazendo com que a esta ação assuma uma visão Inter-geracional”. Presente na sessão, José Regalo, ex-atleta de meio fundo e fundo, reforçou que “o fenómeno da marcha e corrida traz cada vez mais gente para a prática desportiva, e a autarquia de Lousada assume um papel importante ao dar condições para que a população pratique desporto”.

Por último, o vereador do Desporto, António Augusto Silva, afirmou que este projecto vai permitir “a prática desportiva com as devidas adaptações à idade e condição física, através de apoio especializado assegurado por um técnico de desporto”.