Chama-se Penafiel Racing Fest e promete ser um autêntico “rodízio de corridas”. Nos dias 2, 3 e 4 de Junho, a cidade de Penafiel será palco do primeiro festival de desporto motorizado do concelho. O evento contará com a presença de mais de 200 pilotos que vão participar em seis provas distintas – Rally Taça Joaquim Santos, Superenduro urbano, Trial Urbano 4×4, Rally de Regularidade Históricos, Drag Race e Corrida Popular de Motos 50CC.

A organização espera milhares de visitantes. Destaque para a homenagem ao piloto tetracampeão penafidelense Joaquim Santos, que dá nome a uma prova.

 

Mais de 200 pilotos esperados

Penafiel quer transformar-se na “capital” dos motores durante três dias.

A Câmara Municipal de Penafiel e a Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural, com a parceria de vários clubes e instituições do concelho, organizam, no início de Junho, o I Penafiel Racing Fest.

Esta festa do desporto motorizado é uma homenagem aos muitos campeões da modalidade existentes no concelho.

Óscar Coelho, da organização, lembrou, durante a apresentação do evento, que decorreu esta terça-feira, no Sameiro, que o trabalho começou há cerca de 10 meses e que tudo vai ser feito “com a prata da casa”. Este “rodízio de corridas” vai começar, na sexta-feira à noite, com uma prova de estrada, o Rally Taça Joaquim Santos, com início na cidade e passagem por Guilhufe, Irivo e Rans. Há ainda uma prova de superenduro com obstáculos artificiais.

No sábado de manhã, há trial urbano com jipes a invadirem o Largo da Feira e, à tarde, regressa o rally, no percurso inverso ao do dia anterior, começando nas mesmas freguesias e terminando na cidade. Já à noite, há uma prova de drag racing na Variante do Cavalum, adiantou Óscar Coelho.

No domingo, o dia é para revivalismos. De manhã, há um rally com carros históricos e à tarde uma Corrida Popular de Motos 50CC.

“Todas as provas contam com prémios e serão feitas em contra-relógio”, mas nenhuma conta para o campeonato nacional”, sendo que o objectivo não é tanto a competição mas fazer espectáculo, explicou.

O centro nevrálgico será o Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.

No total, a organização espera mais de 200 pilotos. Só as respectivas equipas técnicas devem chegar às 2.000 pessoas.

Evento quer atrair milhares de pessoas ao concelho

“O retorno económico que isso trará ao concelho também é importante”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Penafiel. “Acredito que vai ser uma grande festa do desporto motorizado e que vai trazer milhares de pessoas a Penafiel”, disse Antonino de Sousa. A grande diferença do evento será ter a cidade como palco, destacou.

O autarca lembrou ainda que o município definiu que este ano ia dar relevo ao desporto, tendo nas cerimónias do 3 de Março distinguido instituições e personalidades desta área.

“Joaquim Santos é uma das maiores referências do desporto motorizado e recebeu a medalha de ouro. É agora homenageado dando nome à prova mais importante do evento”, referiu o presidente da câmara.

Nas próximas semanas, recordou, Penafiel será palco de outras provas desportivas de relevo, como o Extreme XL Lagares, os campeonatos europeus e mundiais de jet ski e uma prova de triatlo de dimensão nacional.

“Esta homenagem é especial por ser na minha terra”, confessou Joaquim Santos. “É um reconhecimento da minha carreira de 20 anos e do incentivo que dei a muitos jovens para começar. Penafiel é um dos concelhos com mais campeões da modalidade”, lembrou o piloto.